Competição é considerada a mais importante do calendário nacional
A partir desta quinta-feira, 12, o Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2024, que vai até o domingo, 15, vai reunir alguns dos maiores nomes da modalidade no país na Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, Lauro de Freitas. O evento conta com cerca de 1.200 atletas de todas as 27 unidades federativas do Brasil, sendo 50 baianos, que vão em busca do título em sete categorias.
Realizado em seis tatames simultâneos, montados na Arena de Esportes, a competição é considerada a mais importante do calendário nacional, valendo 20 pontos no ranking nacional da modalidade para os campeões, e volta aos solos baianos após 12 anos, quando aconteceu em Porto Seguro, no extremo sul do estado. Nesta edição, será o maior número de competidores da Bahia na história, que se classificaram através da seletiva nacional em março.
Já as disputas prometem ser bem acirradas e de alto nível técnico com os representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, como o medalhista de bronze em Paris 2024 na categoria até 68kg masculino Edval Pontes, o Netinho. A novidade na disputa será a competição TK3, em que os estados inscrevem três atletas de categorias e pesos diferentes que lutam contra os três de outro estado, sendo um de cada vez e podendo substituir o representante no tatame.
Programação – Após a pesagem dos atletas e o congresso técnico durante a quarta-feira, 11, sempre a partir das 8h até por volta das 20h, as lutas acontecem pelas categorias infantil, cadete, juvenil, sub-21, adulto, master e TK3. No primeiro dia de competição, a categoria juvenil estreia, enquanto as categorias sub-21 e master sobem no tatame na sexta-feira, 13. A principal categoria (adulto) disputa no sábado, 14. Encerrando a programação, no domingo, 15, é a vez das categorias infantil, cadete e TK3.
O Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2024 é organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), em parceria com a Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (Febt), a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que estará representado pelo seu vice-presidente, Alberto Maciel.
Baianos – Dentre os principais nomes do estado, estão o ilheense Diego Figueiredo na categoria 68 kg adulto, que já liderou o ranking nacional em 2023 e está na mesma classe que o medalhista olímpico Netinho; Gabriel Costa, na categoria até 56kg cadete masculino; e Camila Oliveira Santos, que vai disputar a categoria até 53 kg feminina, com passagens terrestres concedidas pela Sudesb de Ilhéus para Salvador.
Foto. João Ubaldo