Nesta terça-feira (13), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com representantes da embaixada do Chile no Brasil. Foram tratados assuntos na área econômica; ampliação das discussões para incluir temas como clima, levando em consideração os incêndios de 2023 no Chile, e as enchentes deste ano no Sul do Brasil; exportações e importações e intercâmbio de estudantes. O evento, realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador, contou com a presença do embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo; do presidente da Softex, Rubén Delgado, além de secretários de diversas pastas estaduais.
“Eu acho que a gente está realmente além dos interesses possíveis, de pesquisa, de áreas já desenvolvidas, de áreas mais profissionais, mas também de alcançar o que nós temos de incentivos”, destacou o governador durante o encontro. O estado da Bahia é considerado um parceiro estratégico para o plano de expansão comercial chileno, com investimentos alcançando várias áreas, como turismo, agricultura, economia, cultura e educação. O estreitamento das relações visa também diversificar as vendas de produtos do agronegócio.
“Essa é uma tarefa, um dever de casa que temos agora, que é estabelecermos projetos, programas, para que essa nova era de relação entre o Brasil e o Chile possa se materializar”, destacou o embaixador Sebastián Depolo. O Chile é um importante emissor de turistas para o Brasil. Além dos destinos turísticos, são pessoas interessadas em conhecer a cultura e a história local, aproximando ainda as duas localidades. Dados da Embratur indicam que nos cinco primeiros meses de 2024, o Chile enviou 294.485 turistas para o país, ocupando o terceiro lugar neste quesito, atrás apenas da Argentina e Estados Unidos. Como forma de fortalecer ainda mais essa relação, foi discutida a necessidade de ampliar a malha aérea, ligando o país andino e a Bahia.
Com forte investimento no segmento de tecnologia, as empresas da nação vizinha se tornam importantes atores na troca de conhecimento. Também foi discutida a troca de experiência na área ambiental, com foco no combate aos incêndios florestais e prevenção a desastres naturais. O objetivo é o intercâmbio de conhecimentos, para capacitação de profissionais para este tipo de trabalho. A educação baiana e chilena também está no radar para o estreitamento das relações, com envio de estudantes para intercâmbio, ampliando o diálogo entre Bahia e Chile.