Operação especial começa nesta quinta-feira (13) e se estende pelos 12 dias do evento.
O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas vai funcionar de forma ininterrupta durante os festejos do São João 2024. Serão 12 dias de festa no Parque de Exposições, começando nesta quinta-feira (13).
Até domingo (16), quem precisar do transporte para ir até o local poderá usar o serviço 24 horas. O mesmo esquema se repetirá na próxima semana, de 21 a 25 de junho, e na semana seguinte, de 28 de junho a 2 de julho, feriado da Independência da Bahia.
Como a programação dos shows se estende pela madrugada, o funcionamento será estendido até 1h do dia 3 de julho.
A operação especial foi montada pela CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o modal, para oferecer conforto, segurança e mobilidade aos clientes.
O horário especial durante a madrugada (de 0h às 5h) será para embarque apenas na Estação Mussurunga, que fica em frente ao Parque de Exposições. O desembarque será liberado nas demais estações, com exceção do trecho Campinas-Águas Claras, na Linha 1.
Os terminais de ônibus do Acesso Norte e de Pirajá (Linha 1) e o de Mussurunga (Linha 2) também terão funcionamento ininterrupto durante a madrugada, graças à parceria com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob).
A operação vai contar com reforço no quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS), além de aumento no número de viagens, acompanhando a demanda de público.
A vigilância será garantida com o apoio da Polícia Militar nas estações e monitoramento eletrônico, composto por mais de 2 mil câmeras distribuídas nas estações, trens, passarelas de acesso e outros espaços.
Compra de passagens
Para agilizar o acesso ao Sistema Metroviário, os clientes que forem aos shows, utilizando o Bilhete Unitário do Metrô, poderão realizar o pagamento das passagens por aproximação diretamente nas catracas das estações. Basta aproximar cartões de crédito, débito, celular (com tecnologia NFC), smartwatches, pulseiras de pagamento ou QR Codes adquiridos no aplicativo da Recarga Pay na parte inferior da catraca. Uma luz verde indicará a validação do pagamento e o acesso pelo bloqueio estará liberado.
Já quem utiliza o Cartão Integração do Metrô tem a comodidade de efetuar a recarga por meio do WhatsApp, utilizando o Zap do Metrô. Para isso, é só acessar o atendimento virtual da CCR Metrô Bahia, adicionando o número (71) 9688-0714 em seu aparelho celular.
Ao navegar pelas opções de compra de crédito na ferramenta, o cliente poderá realizar um pedido de recarga e efetuar o pagamento por meio de uma chave PIX. Outra possibilidade é fazer a recarga via aplicativo – Banco do Brasil (para correntista), KIM+, PicPay, Recarga Pay, Cittamobi – e pela rede credenciada, composta por 2 mil pontos de vendas.
Após a compra do crédito, a carga deverá ser efetivada nos validadores presentes em todas as estações. Também é possível fazer a recarga do Cartão Integração ou a compra do Bilhete Unitário com PIX, cartão de débito e crédito nas máquinas de autoatendimento disponíveis em todas as estações de metrô. Vale lembrar que a passagem do metrô custa R$ 4,10.
Por:G1