Evento gratuito acontecerá neste sábado (18), a partir das 14h, no Espaço Kids, em frente à loja Riachuelo, no piso térreo
Em alusão ao Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, lembrado em 12 de maio, o Boulevard Shopping receberá, neste sábado (18), a 1ª Feira de Saúde Fibro Camaçari, em parceria com a Associação de Pessoas com Fibromialgia da cidade. A ação tem o objetivo de difundir informações acerca da síndrome, que se manifesta, principalmente, através de dores no corpo, além de divulgar os direitos das pessoas acometidas pela enfermidade. A feira será realizada no Espaço Kids, em frente à loja Riachuelo, no piso térreo.
A programação do evento, que é gratuita, começará às 14h, com vacinação contra a gripe, a partir dos seis meses de idade. Os interessados devem ter em mãos documento de identificação. Para as crianças, é necessário estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, portando a carteira de vacinação e número do cartão do SUS ou CPF. A iniciativa será promovida pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde do município. O atendimento será feito por ordem de chegada.
Além disso, haverá aferição de pressão arterial e distribuição de material informativo sobre a fibromialgia. Na sequência, às 16h, acontecerá uma palestra com a médica anestesiologista, Cristina Peres, que abordará os sintomas da síndrome, como é feito o tratamento, e falará sobre as normas que asseguram os direitos das pessoas acometidas.
A Lei Nº 1731/2022, promulgada pela Câmara de Camaçari, instituiu no município, o Dia Municipal de Combate à Fibromialgia, em 12 de maio, criando, também, filas e vagas de estacionamento preferenciais para as pessoas com a doença.
Já a Lei Nº 1882/2023, estabeleceu a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no município, concedendo a inclusão das pessoas diagnosticadas com a síndrome no programa de doenças crônicas de Camaçari; o recebimento de medicamentos gratuitos; o atendimento domiciliar, entre outros benefícios.
Por último, o Decreto Nº 8.020/2024, criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPF). O documento, expedido gratuitamente, assegura a essa parcela da população a prioridade no atendimento nos setores públicos e privados, especialmente na área de saúde, educação e assistência social.
De acordo com Patrícia Galvão, presidente da Associação de Pessoas com Fibromialgia de Camaçari, a expectativa é que a feira alcance um grande público. “Quanto mais informação, mais cuidado e compreensão. Queremos que as pessoas saibam das leis em vigor na cidade e de que temos uma associação que acolhe essa população em Camaçari”. Acredito que o Boulevard é um espaço onde conseguiremos alcançar essas pessoas”, pontua.