A Prefeitura de Salvador finalizou, na tarde da quarta-feira (15), uma série de encontros intitulada Ciranda Formativa, voltada para discutir políticas públicas para a primeira infância. Os seis encontros ocorreram no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no bairro Costa Azul, e foram promovidos pelo Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi) da Secretaria Municipal de Governo (Segov), em colaboração com diversos órgãos municipais, além da parceria com a Urban95, uma iniciativa focada na inclusão da perspectiva de bebês e crianças no planejamento urbano.
O projeto Ciranda Formativa ocorreu ao longo dos meses de abril e maio, com a participação de 70 técnicos municipais e abrangendo reuniões que proporcionaram conteúdos teóricos, reflexões e relatos de experiências. O objetivo foi avaliar o contexto de Salvador e pensar em aplicações práticas cotidianas, abordando temas como a importância dos espaços públicos e verdes para o desenvolvimento infantil e o direito à cidade e o protagonismo das crianças.
A coordenadora do Neapi, Simone Café, pontuou a importância dos avanços alcançados com os encontros. “Fizemos uma longa caminhada falando de políticas públicas, de espaços públicos, de natureza, de qualidade e serviços de atendimento para a primeira infância. Hoje, estamos fechando esse ciclo. Nós queremos construir coletivamente um produto com essas pessoas que participaram dessa formação”, explicou.
Simone esclareceu que, após os encontros, a meta é criar um material colaborativo que destaque o que a capital baiana oferece para a primeira infância. “Posteriormente, queremos mostrar para a cidade o que Salvador oferece para esse público. Todo mundo deve cuidar das crianças. Um ponto muito importante que discutimos foi sobre os projetos urbanísticos, que precisam ser pensados para o público infantil, já que as ruas também são das crianças, além da questão do contato com a natureza”, acrescentou a coordenadora.
Presente no encerramento, Maristela Souza, coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Climática da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), ressaltou a importância da Ciranda Formativa para a integração das ações municipais. “Ela foi muito importante agora nesse período em que a gente começa a construir as ações voltadas para a primeira infância”, contou.
Para Nilma Oliveira da Silva, técnica da Primeira Infância da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Ciranda Formativa marca um passo significativo na construção de políticas públicas integradas e eficazes para a primeira infância na cidade. “Quando a gente participou dos primeiros encontros para falar sobre a ideia da ciranda, eu já imaginei que seria um trabalho de sucesso. A equipe que está aqui é muito comprometida. Vimos aqui a importância do trabalho e pudemos compartilhar o trabalho de cada secretaria a respeito da primeira infância, além de mostrar como a Prefeitura já trabalha”, assinalou.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS