A capital baiana recebeu renomados juristas do Brasil e Angola para um debate no 5º Congresso Baiano de Direito das Famílias e Sucessões e no 1º Encontro Nordestino de Direito das Famílias e Sucessões acerca do reconhecimento, representação, participação e inclusão das diversas famílias. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM/BA), o evento atraiu entre os dias 24 e 26 de abril cerca de 560 congressistas.
Os convidados abordaram temas relevantes no campo do Direito das Famílias e Sucessões. Roberto Gomes, promotor de Justiça titular da 2ª PJDH e especialista em Direitos Difusos e Coletivos, foi um dos participantes que destacou a violência contra crianças e adolescentes no âmbito familiar.
Lívia Sant’Anna Vaz, promotora de justiça do Ministério Público da Bahia e doutora em Ciências Jurídico-Políticas fez a conferência de abertura, que abordou famílias, cultura e diversidade. Lívia foi nomeada uma das cem pessoas de descendência africana mais influentes do mundo, na edição Lei & Justiça.
O encontro de juristas no evento evidenciou a sua importância ao receber Maria Berenice Dias, vice-presidente nacional do IBDFAM, e Edvaldo Brito, professor emérito da Universidade Federal da Bahia e secretário dos Negócios Jurídicos do Município de São Paulo, levaram iniciativas que fortalecem o entendimento e a aplicação da lei nas questões familiares.
Com a participação ativa de juristas nacionais e internacionais, o evento trouxe de Angola Ana Paula Godinho, professora, advogada e especialista em Direito da Família, e Iracelma Medeiros Filipe, presidente do primeiro Grupo de Apoio à Adopção de Angola (GAA) e vice-presidente do Instituto Brasileiro do Direito da Família (IBDFAM) – Núcleo Angola.
“Reunimos personalidades nacionais e internacionais, que atribuíram grandiosidade à questão da acessibilidade e inclusão. O evento garantiu que todos participassem do evento, disponibilizando tradução em Libras, materiais em formatos acessíveis e adaptações do ambiente físico que garantiram a acessibilidade”, afirma Fernanda Barretto, presidente do IBDFAM/BA.
Sobre o IBDFAM
O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) é reconhecido nacional e internacionalmente por sua abordagem ética, inclusiva e interdisciplinar nas áreas de Direito das Famílias, Sucessões e Bioética. Com quase 25 mil associados em diversos países, o IBDFAM tem se destacado na atuação legislativa, contribuindo para projetos de lei no Congresso Nacional e produzindo doutrina relevante em temas como pluralidade das entidades familiares, direitos LGBTQIAPN+, violência doméstica, entre outros.