Milhares de feirenses, moradores de outros municípios baianos e turistas de várias partes do país participam da Micareta de Feira de Santana, na zona turística Caminhos do Sertão. A festa foi aberta na noite de quinta-feira (18) e segue até domingo (21), no circuito Maneca Ferreira. O primeiro e maior Carnaval fora de época do Brasil tem o apoio do Governo do Estado, por meio de diversas secretarias, oferecendo grandes atrações e serviços.
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) montou um posto avançado de atendimento ao turista, em ponto estratégico do circuito, com equipes fixas e móveis. Agentes de informação e guias fornecem orientações sobre a programação e infraestrutura da festa e os atrativos do Sertão e de outras regiões. A pasta também realiza uma pesquisa sobre o perfil do visitante e avaliação dos serviços oferecidos na cidade.
“Nossa atuação começou antes da micareta, com a capacitação de profissionais e empreendedores e outras ações. Estamos acolhendo os foliões visitantes, o que dá segurança e qualifica o destino. Os dados da pesquisa irão projetar o impacto da festa na economia do município e balizar o planejamento das ações para o próximo ano”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou da abertura da folia.
O trade turístico local comemora o incremento nos negócios. “Gerencio quatro hotéis e já não temos vagas para quinta e sexta-feira. Não tenho dúvidas de que essa é a situação de toda a rede hoteleira da cidade. Nossos hóspedes são pessoas que vêm curtir e outras que trabalham na festa”, relatou o presidente do Convention Bureau de Feira de Santana, Marcelo Souza.
“Minha expectativa é aumentar o faturamento em, pelo menos, 50%. As pessoas que vêm de fora procuram um lugar para se alimentar, principalmente, na hora do almoço. Por isso, abrirei todos os dias”, completou Franklin Macedo, proprietário de um restaurante.
O bancário Omar Pascoelho, de Irará, veio se divertir com a família e aprovou a estrutura da micareta. “Acho uma festa super segura. Estou com minha mulher e nossa filha, curtindo as atrações, sem aperto. Além disso, gosto muito de Feira, cidade com excelente custo-benefício”.