Com a intuito de assegurar um ambiente limpo, higienizado e dentro dos padrões sanitários, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou, nesta sexta-feira (19), a construção da cobertura da Feira Livre da sede do município de Retirolândia, no Território Sisal. Cerca de 100 agricultores familiares estão sendo beneficiados para ter uma comercialização mais estruturada.
A ação tem como principal objetivo impulsionar o comércio e a agricultura familiar do município, levando mais conforto e segurança aos feirantes, comerciantes e aos consumidores, além de proporcionar um maior ordenamento e permitir a comercialização dos produtos advindos da agricultura familiar de forma segura.
No interior da Bahia, as feiras livres são verdadeiras vitrines para os produtos da agricultura familiar. Os alimentos in natura ou processados por meio das agroindústrias familiares, implantadas pela CAR, chegam as feiras e ficam à disposição de quem se preocupa com segurança alimentar e nutricional.
“Antes aqui era péssimo, a gente enfrentava sol, chuva, quando cobria com lona, a lona partia. Agora, com essa cobertura ficou ótimo, está bem melhor pra gente trabalhar”, observou Elma Oliveira que vende verduras na Feira de Retirolândia.
Mais ações
Ainda em Andorinha, o Governo do Estado entregou 17 quilômetros de rodovia asfaltada de Retirolândia a Barreiros pela BA-412 e a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Olavo Alves Pinto. A escola se soma a outras 43 do modelo na Bahia e a 10ª da região, entregues desde o início de 2023.
Além disso, o Governo do Estado autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a elaborar projeto para pavimentação do trecho de Retirolândia do entroncamento da BA-120, que conecta a sede ao povoado Giboia. Também foi autorizado a celebração de um convênio com a Prefeitura para a construção do novo Hospital Municipal de Retirolândia.
“Foi uma agenda de muita entregas, uma escola de tempo integral onde agricultura familiar está presente no fornecimento da alimentação escolar para rede estadual, cobertura de feira, entrega de 50 barracas de feira e, também, a autorização para iniciar as obras de um centro de comercialização de animais. Estes investimentos em Retirolândia ajudam a dinamizar a economia do município, a partir do rural”, explicou o diretor-geral da CAR, Alexandre Simões.
Os moradores dos povoados de Laginha, Lagoa Grande, Giboia e da comunidade quilombola Alto do Jitaí também foram beneficiados com praças que serão mais uma opção de lazer fora da zona urbana de Retirolândia.
Foto: João Pedro/ Secom Retirolândia