Oportunidades do ‘Universidade para Todos’ serão distribuídas em 215 municípios do estado. Veja como se inscrever.
O Programa Universidade para Todos (UPT) oferece 19.426 vagas para estudantes da Bahia que buscam se preparar para o vestibular em 2024. As oportunidades serão distribuídas em 215 municípios do estado, espalhados no 27 Territórios de Identidade.
De acordo com o governo baiano, houve um aumento de 460 vagas em relação às ofertas do ano passado.
Para este ano, as inscrições começaram nesta terça-feira (12) e vão até o dia 19 de março através do Portal da Educação.
Podem se inscrever:
- o candidato da rede pública do Estado regularmente matriculado, em 2024, no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes);
- o candidato da rede pública do Estado regularmente matriculado, em 2024, no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes);
- egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.
Não será permitida a inscrição de candidato que esteja cursando ou que tenha concluído curso de nível superior.
Detalhes sobre a inscrição
Ao acessar o portal para efetuar a inscrição, o candidato deverá optar por um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, além de preencher integralmente o formulário.
O candidato também terá que informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criar uma senha de 6 a 8 dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição.
Seleção e matrícula
A relação oficial dos candidatos selecionados será disponibilizada no dia 28 de março, no endereço www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos e nos sites das universidades públicas parceiras. O candidato contemplado e convocado deverá realizar a matrícula no período de 3 a 12 de abril.
Uma novidade deste ano são as parcerias com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que passam a integrar o programa, juntamente com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).