Animado pela goleada diante do Moto Club, na última quarta-feira, pela primeira fase da Copa do Brasil, o Bahia agora busca se recuperar no Campeonato Baiano após dolorida derrota no Ba-Vi do último domingo. Porém, o Tricolor terá a difícil missão de enfrentar o Juazeirense, sempre duro de ser batido no Adauto Moraes, às 16h deste domingo (horário de Brasília), pela 8ª rodada. O confronto vale a liderança do estadual.
Com 14 pontos, o Juazeirense caiu para a segunda posição na última quarta-feira depois da vitória por 1 a 0 do Barcelona de Ilhéus sobre o Bahia de Feira, na abertura da 8ª rodada. Já o Bahia aparece com um ponto a menos na terceira colocação. Com isso, quem vencer o confronto deste domingo assume a liderança do Baianão, a uma rodada para o fim da primeira fase.
O Tricolor também tem uma boa vantagem em relação ao saldo de gols (+12), por conta das duas goleadas aplicadas contra Jacobina e Itabuna. Por isso, basta um triunfo para chegar aos 16 pontos e ultrapassar o atual líder Barcelona de Ilhéus.
Com o campeonato em fase decisiva, Rogério Ceni afirmou, em entrevista coletiva após a partida contra o Moto Club, que pretende levar o que tiver de melhor à disposição no elenco para encarar o Juazeirense e tentar voltar aos trilhos no Baianão. Contudo, o técnico demonstrou cautela com a condição física de alguns atletas em meio à maratona de quatro jogos seguidos fora de casa.
Pretendo fazer o melhor time que eu posso, dentro de condições físicas e ter jogadores descansados. Nós precisamos vencer, precisamos pontuar. O Barcelona ganhou e foi a 16 pontos. Precisamos fazer um time competitivo”.
— Rogério Ceni
– A cada três dias temos um jogo. Sei que todos gostariam de ver Everton, Cauly, Caio em campo todos os jogos. Mas se a gente fizer isso, eles não chegam ao Campeonato Brasileiro. Compreendo a frustração do torcedor de ver esses jogadores saindo, mas eu vou fazer o que for melhor para o Bahia. E o que eu quero é ser campeão baiano, quero ganhar a Copa do Nordeste, mas quero ter um time inteiro com condições boas para o resto do ano – completou.
Diante desse cenário desenhado por Ceni, o provável time titular do Bahia para logo mais tem: Adriel, Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Luciano Juba [Cicinho]; Caio Alexandre, Yago e Everton Ribeiro [Cauly]; Biel [Ademir], Thaciano e Everaldo.
E o Juazeirense?
O Cancão de Fogo confia na força do Adauto Moraes para retomar a liderança. A equipe está invicta em casa na competição, com três vitórias e um empate. No ano, o time perdeu apenas uma vez no seu estádio, para o Ceará, em jogo válido pela Copa do Nordeste. O volante Romarinho, com lesão na coxa, desfalca a equipe.
Provável Juazeirense para encarar o Bahia: João Guilherme; Gean [Edson], Zé Romário, Maurício [Suéliton] e Yan; Waguinho, Mauro [Leandrinho], Patrik [Janeudo] e Bruno Matos; Ian Augusto e Luis Soares.
Foto: Letícia Martins