Um dos encontros mais esperados do carnaval de Salvador deste ano aconteceu na madrugada deste domingo (11) – embora estivesse programado para a noite de sábado (10). No Trio da Cultura, Margareth Menezes e Chico César homenagearam Gilberto Gil.
O ilustre baiano de Ituaçu estava na varanda do camarote dele, o Expresso 2222, ao lado da esposa Flora Gil e da filha Preta Gil, que também é cantora, já à espera da passagem do trio.
“Gil, nos permita fazer essa singela homenagem, porque você nos abriu caminhos. Estou aqui com Chico César, Marcelo Jeneci, amigos queridos que também admiram muito você”, disse a atual ministra da Cultura, diante do ex-ministro, que ocupou a pasta entre 2003 e 2008.
O homenageado também lembrou ao público que Chico César já ocupou a Secretaria da Cultura no estado da Paraíba. Juntos, os artistas cantaram, entre outros clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), “Toda Menina Baiana”, gravada por Gil em 1979, no respeitado álbum Realce, e “Mama África”, gravada pelo paraibano e escrita por Jorge Ben Jor.
O encontro aconteceu mais de três horas depois do horário previsto, devido a diversos problemas registrados no circuito Dodô (Barra-Ondina), neste sábado.