No domingo (4), as equipes de saúde dos módulos assistenciais do Farol da Barra e Morro do Gato, localizados no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), realizaram 133 atendimentos durante o Furdunço. Do total, 92 atendimentos foram clínicos e sem gravidade, a maioria por intoxicação alcoólica e cefaléia.
As demais ocorrências registradas foram ortopédicas (25) e cirúrgicas (7). Os principais motivos dos atendimentos ortopédicos e cirúrgicos foram decorrentes de ferimento acidental e queda.
Os módulos de saúde seguem funcionando 24h por dia para os festejos de pré-Carnaval, nesta segunda (5), para a melhor Segunda-feira do Mundo, edição gratuita com o cantor Xanddy Harmonia; na terça-feira (6) durante o Pipoco, com o cantor Léo Santana; e quarta-feira (7), no Circuito Sérgio Bezerra (Farol da Barra/Morro do Cristo), com as bandas de fanfarra. Os foliões contam com uma estrutura no Morro do Gato de dez leitos, sendo nove de observação e um de estabilização, e no Farol da Barra são 20 leitos, sendo 19 de observação e um de estabilização.
Os locais possuem equipes multiprofissionais entre técnicos, enfermeiros, médicos e administrativos para acolher a população. É possível realizar os primeiros socorros como curativos; pequenas cirurgias de trauma na face e aferição de pressão arterial e glicemia, dentre outros procedimentos de urgência e emergência.
“A folia já começou e estamos a postos para prestar o melhor atendimento para baianos e turistas que já estão aqui curtindo o nosso pré-Carnaval. Nossas equipes estão bem preparadas para acolher e cuidar de todos que precisarem ser atendidos”, destacou a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos.
Além da estrutura fixa, foi disponibilizada uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), que permaneceu de retaguarda na unidade e assegurou o transporte de pacientes que necessitaram de transferências para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris.
Módulo do Santo Antônio – Instalado desde a última quinta-feira (1°), o módulo de saúde do circuito alternativo do Santo Antônio Além do Carmo atende as demandas da folia na região. Até a noite do domingo (4), 16 pacientes precisaram de acolhimento de natureza clínica.