O Vitória entrou na temporada 2024 determinado a quebrar marcas. De cara, já garantiu os seis pontos nas duas primeiras rodadas do Campeonato Baiano, um feito que não alcançava há cinco anos, desde 2019. Agora, a meta é quebrar um outro tabu, ainda mais longo: vencer pela terceira vez seguida.
Para completar a missão, o rubro-negro visitará o Barcelona de Ilhéus nesta quarta-feira (24), às 21h30, no Estádio Mario Pessoa. Se conseguir sair de lá com a vitória, o time do técnico Léo Condé irá igualar uma marca de 2017. Parece não ter muita importância, mas, aos mais supersticiosos, há uma boa coincidência: aquele foi o ano que o clube foi campeão baiano pela última vez. Vale lembrar que aquela foi uma campanha irretocável, com 100% de aproveitamento ao longo de toda a fase de grupos.
Na atual edição do Baianão, as primeiras vítimas foram o Jacuipense, fora, e o Bahia de Feira, no Barradão. Os dois jogos terminaram em 1×0.
Na busca por mais três pontos na tabela, o Vitória terá pela frente o vice-líder da competição. O Barcelona entra na 3ª rodada na segunda colocação, com quatro pontos somados após estrear em um empate sem gols com a Juazeirense, em casa, e bater o Jequié por 2×0, fora.
Escalação
Para enfrentar o Barcelona, a tendência é que o técnico Léo Condé mantenha a escalação que venceu as duas primeiras rodadas do Baianão. Ou seja, a base do time campeão da Série B de 2023 e três reforços da temporada 2024: o lateral-esquerdo Patric Calmon, o volante Willian Oliveira e o atacante Caio Dantas.
A novidade entre os relacionados é o atacante Fábio, revelado nas divisões de base rubro-negras e um dos destaques do time na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Por outro lado, o volante Rodrigo Andrade está fora do duelo, com lesão muscular. Quem também não joga é o meia Luan, que ainda está aprimorando a forma física para estrear.
O goleiro Maycon Cleiton e o atacante Everaldo vivem caso parecido. Os dois tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF ontem e já estão regularizados. Mas seguem com treinos físicos específicos na Toca do Leão e não foram com o restante do elenco para Ilhéus.
Dos 14 contratados pelo clube para esse ano, apenas o meia Daniel Jr, e o atacante Alerrandro ainda não foram registrados e, portanto, não podem entrar em campo pelo Vitória.
Uma possível escalação do Leão tem: Lucas Arcanjo, Zeca, Wagner Leonardo, Camutanga e Patric Calmon; Willian Oliveira, Dudu e Matheusinho; Osvaldo, Caio Dantas e Iury Castilho.
Por: Correio