As festividades acontecem até o dia 9 de janeiro e contarão com atrações como Léo Santana, Mari Fernandez, Vanessa da Mata e banda Psirico
As comemorações pelos 201 anos de Independência de Itaparica prometem fazer do local um dos destinos mais concorridos da Baía de Todos-os-Santos no primeiro fim de semana de 2024. As festividades começam nesta sexta-feira(5) e seguem até o dia 9 de janeiro com programação cívica, celebrações religiosas e atrações musicais como Mari Fernandez, Marcelo Falcão, Dilsinho, Solange Almeida, Psirico, Vanessa da Mata e Banda Sorriso Maroto, que vão animar moradores e turistas durante cinco dias de festa.
Os shows acontecem no Campo Formoso, no Centro Histórico de Itaparica. As apresentações iniciam a partir das 19h, nesta sexta-feira (5), com show do cantor Cauanzinho, seguido das bandas Babado Novo, O Maestro, Timbalada e do arrocha romântico do cantor Silvanno Salles, que encerra a noite às 2h. A segunda noite de shows, sábado (6), será iniciada às 22h e contará com shows da banda O Golpe, do cantor Marcelo Falcão, o forró animado da cantora Solange Almeida e da banda de pagode La Fúria.
No Dia da Independência de Itaparica, domingo (7), a programação musical começa às 22h com shows da banda de pagode carioca Sorriso Maroto, do cantor Matheus Fernandes, e do cantor Dilsinho. Na segunda (8), as apresentações terão início às 21h, com shows da banda Pegando no Tombo, da cantora Vanessa da Mata, Léo Santana e da banda Psirico. Na última noite de shows, terça (9), sobem ao palco, a partir das 22h, o cantor Daniel Vieira, a cantora Mari Fernandez e o cantor Edson Gomes.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Itaparica por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
Tradição e história
As celebrações culturais e cívicas da festa de Independência de Itaparica seguem uma tradição secular de culto aos ancestrais. As comemorações serão iniciadas no sábado (6), com a puxada do Carro do Caboclo, que sairá da Praça dos Veranistas (Jardim dos Namorados), percorrendo as ruas do centro histórico da cidade, ainda sem a imagem, às 21h. O desfile é acompanhado por uma multidão de moradores com fachos acesos.
O ponto alto das comemorações acontece no dia 7, data da Independência de Itaparica, que contará com uma programação extensa ao longo de todo dia. A celebração começa às 5h com alvorada, seguido de hasteamento da Bandeira, às 7h, no Forte São Lourenço. Às 8h, será celebrada uma missa em agradecimento a Nossa Senhora da Piedade, na Igreja Matriz da cidade. Pela tarde, às 15h, acontece o tradicional cortejo pelas ruas de Itaparica que se destaca pela participação popular acompanhado de grupos culturais de índios, caboclos, baianas, sambadeiras e capoeiristas.
O momento mais aguardado do cortejo é a puxada do carro do caboclo, o protagonista da festa que representa os guerreiros e guerreiras que lutaram pela liberdade do seu povo. A imagem sairá da Fonte da Bica, percorrendo as ruas do centro da cidade no carro, a partir das 16h. A programação religiosa será marcada pela oração do Te Deum na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, às 17h30, e a apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, na Aldeia Campo Formoso, às 19h.
No dia 8, acontece a segunda apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, na Aldeia Campo Formoso, às 19h. Os festejos se encerram no dia 9, com a terceira apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, às 19h, seguido do discurso do prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira, às 21h. A população se despede do caboclo no ritual conhecido como ‘Guardada’, com cortejo que sai do Campo Formoso e percorre as ruas da cidade.
“A celebração da Independência de Itaparica é a nossa maior festa e será um momento inesquecível e memorável para todos. É a festa que celebramos o heroísmo e a luta do nosso povo. Como novidade este ano, teremos mais um dia de festa que vai ajudar a fomentar a cultura e economia do nosso município. Convidamos a população local e os turistas a se juntarem a nós nessa festa grandiosa, repleta de emoção, cultura e história”, afirma o prefeito de Itaparica Zezinho Oliveira.
SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO CULTURAL E CÍVICA
6 de Janeiro
21h – Puxada do carro do caboclo com facho
Local: jardim dos namorados – ruas do Centro Histórico
7 de Janeiro
5h –Alvorada
Local: Forte São Lourenço
7h-Hasteamento da Bandeira
Local: Forte São Lourenço
8h– Missa em agradecimento a Nossa Senhora da Piedade
Local: Igreja Matriz
15h – Saída com Cortejo
Local: Sede Largo Senhor do Bonfim
16h-Puxada do Carro com Caboclo
Local: Fonte da Bica – Ruas do Centro Histórico
17h30 – Te Deum
Local: Igreja Matriz
19h– Auto “Roubada da Rainha”
Local: Aldeia Campo Formoso
8 de Janeiro
19h- Auto “Roubada da Rainha”
Local: Aldeia Campo Formoso
9 de Janeiro
19h Auto “Roubada da Rainha”
Local: Aldeia Campo Formoso
21h – Discurso do prefeito
Local: Praça do Campo Formoso
21h30 Guardada
Local: Campo Formoso – Ruas do Centro Histórico
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
5 de Janeiro (Sexta-feira)
19h – Cauanzinho
20h – Babado Novo
22h – O Maestro
00h – Timbalada
02h – Silvanno Salles
6 de Janeiro (Sábado)
22h – O Golpe
23h – Marcelo Falcão
01h – Solange Almeida
03h – La Fúria
7 de Janeiro (Domingo)
22h – Sorriso Maroto
00h – Matheus Fernandes
02h – Dilsinho
8 de Janeiro (Segunda-feira )
20h – Pegando no Tombo
21h – Vanessa da Mata
23h – Léo Santana
00h – Psirico
9 de Janeiro (Terça-feira )
22h – Daniel Vieira
00h – Mari Fernandez
02h – Edson Gomes