Os municípios de Uauá e Pé de Serra receberam, nesta quinta-feira (07), veículos e equipamentos para o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os prefeitos dos dois municípios estiveram em Salvador para as entregas, que estão acontecendo de maneira individualizada para evitar aglomeração.
Em Uauá, município a 432 km de Salvador, o prefeito Lindomar Dantas afirma que o PAA é estratégico porque fortalece ainda mais a economia num município onde 60% da população vive na zona rural e a agricultura familiar é a base da economia.
“Esse é um importante instrumento para fortalecer a parceria do município com o Governo do Estado e com os agricultores familiares. Garantimos o fortalecimento do programa, que hoje é fundamental e fornece alimentos a milhares de famílias, além de ser base da nossa merenda escolar”, explicou o gestor municipal.
Ainda em Uauá, a ação é realizada também com a Coopercuc. Foi a primeira cooperativa no Brasil a trabalhar no processo de compra com a doação simultânea. Cerca de 70% das cooperadas são mulheres.
Os municípios receberam um veículo, balança eletrônica, mesa para escritório, cadeira para escritório e 40 pallets em PEAD que vão fortalecer o PAA, ampliando a qualidade do atendimento à população.
De acordo com o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, é importante que os municípios fortaleçam ainda mais o combate à fome e a agricultura familiar, especialmente neste momento de crise social. “Tenho certeza que com esses novos instrumentos de trabalho, como o veículo e os equipamentos, os municípios vão ampliar ainda mais a capacidade de compra e doação dos alimentos do PAA, promovendo ainda mais justiça social”, afirmou.
O prefeito de Pé de Serra, Antonio Joilson, e o secretário de Agricultura do município, Esmeraldo Rios, também participaram da entrega nesta quinta-feira.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, e justamente por isso, não pode parar nessa época, de pandemia, em que a população enfrenta grande dificuldade. Os recursos são do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, com contrapartida do Governo do Estado.