A renovação do conceito de escola de saúde pública, através de inovação pedagógica e inserção de novos formatos e métodos de ensino, amparados pelo uso da tecnologia, além da apresentação de novas ideias para qualificação e valorização dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), foram discutidos na abertura oficial do VII Encontro de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento acontece nesta quarta (29) e quinta-feira (30), das 8h às 17h, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), no bairro do Cabula.
“Esse encontro é de extrema importância, pois une educação e saúde, aliadas à tecnologia e capacitação, com o fortalecimento da produção acadêmica e científica. Assim, temos uma maior amplitude das ações, com produção de dados confiáveis, debates, reflexões, análises e metodologias que nos permitem elaborar estratégias cada vez mais eficazes e humanizadas. É importante salientar também que isso contribui para que tenhamos um SUS cada vez mais qualificado, eficiente e capaz de contemplar as principais necessidades da nossa população”, destaca a vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Paula Matos.
A gerente executiva da Escola de Saúde Pública, Christian Tirelli, ressalta a importância do encontro para a promoção da inovação do setor. “Chegamos à sétima edição deste encontro e vejo como o ponto alto deste evento, além da presença de representantes de lideranças em saúde nas instâncias municipal, estadual e federal, a apresentação da escola para o mundo, discutindo temas como inovação pedagógica e propondo mudanças significativas no SUS, a partir de qualificação e valorização dos profissionais, sempre enxergando o Sistema Único de Saúde como uma escola, articulada de forma a gerar o melhor atendimento das pessoas nas unidades de saúde”.
Zaida Melo, assessora de Articulação Institucional da SMS, lembra que o objetivo do encontro é discutir a qualificação das ações do poder público para a educação em saúde, proporcionando ao servidor um melhor desempenho das atividades no dia a dia. “Já é uma ideia discutida amplamente na SMS, que é disponibilizar essa escola municipal de saúde pública, por acreditarmos que se tornará um centro formador, traçando diretrizes e proporcionando um atendimento mais qualificado e acolhedor. É uma escola onde se aprende trabalhando”.
Formação – Totalmente certificada, a Escola Municipal de Saúde Pública está devidamente cadastrada na Rede Nacional de Saúde Pública e será inaugurada no mês de dezembro, visando a formação e qualificação desses trabalhadores, sendo um centro formador completo do setor na capital baiana. A programação conta com palestras de representantes de diversos setores ligados à área de saúde, recursos humanos e formação profissional, além de contar ainda com a presença de Laíse Rezende de Andrade, atual secretária federal adjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS).
Também participam dos debates Janaina Peralta, superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab); Márcia Barros, diretora Estratégica de Gestão de Pessoas e Processos da Saúde da SMS; Everaldo Braga, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Salvador; e Maria Luísa Carvalho Soliani, reitora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS