O Palmeiras venceu mais uma dentro do Allianz Parque. Neste sábado, a equipe derrotou o Bahia por 1 a 0, com gol de Veiga, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, e pulou para a vice-liderança da competição.
Com o resultado, o Verdão chegou aos 53 pontos, diminuindo a vantagem do líder Botafogo para seis. No entanto, o time carioca recebe o Cuiabá neste domingo e pode retomar a diferença de nove pontos.
O Tricolor de Aço, por sua vez, se mantém com os mesmos 34 pontos, no 14º lugar, mas não corre riscos de entrar na zona de rebaixamento durante esta rodada. A equipe, porém, pode ser ultrapassada pelo Santos e ficar mais perto do Z4.
Na próxima rodada, o Palmeiras tentará diminuir ainda mais a distância para o primeiro colocado do Brasileirão. A equipe enfrenta o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A partida está marcada para a próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília).
Já o Bahia recebe o Fluminense na Fonte Nova, em Salvador, às vésperas da grande final da Libertadores. O confronto acontece na terça-feira, às 19h.
O jogo
Após um início de jogo morno, o Palmeiras concluiu a gol pela primeira vez somente aos 11 minutos. Gómez interceptou um passe e deixou com Veiga, que lançou Breno Lopes em velocidade. O atacante apostou corrida com o marcador do Bahia, tomou à frente e bateu cruzado, mas Marcos Felipe defendeu.
Sem muito espaço, o Verdão encontrou nos dribles de Endrick um bom caminho para atacar. Aos 14, o garoto foi acionado no lado direito do campo, limpou o defensor, que se lesionou na jogada, foi para a linha de fundo e cruzou rasteiro para Veiga, que acabou pegando mal e não conseguiu desviar para o gol.
O Bahia também chegou com perigo aos 24 minutos, após Ademir receber pela direita, levar para o meio e bater de canhota para fora. O Palmeiras baixou seu ritmo nos minutos seguintes, mas voltou a assustar aos 33, por meio de um chute de fora da área de Richard Ríos, defendido por Marcos Felipe.
No lance seguinte, Endrick tabelou com Ríos e invadiu a área, mas cruzou sem direção. Em um escanteio cobrado por Veiga, aos 36, Gómez desviou de cabeça e viu a bola sobrar com Luan, que estava desequilibrado e não conseguiu concluir.
Após a pressão, equipe alviverde enfim estreou o placar aos 37 minutos. Endrick recebeu lançamento, arrancou em velocidade e foi derrubado na entrada da área. A arbitragem deu vantagem, já que a bola sobrou com Veiga, que finalizou com precisão, no contrapé do goleiro, e deixou o Palmeiras em vantagem antes do intervalo.
Segundo tempo
Com menos de um minuto na etapa final, o Verdão já apresentou suas credenciais. Endrick puxou um ataque com muita velocidade, desde o campo de defesa, mas não finalizou bem e mandou para fora. Já aos 14, Murilo ficou com a sobra de um cruzamento e soltou uma pancada, para defesa de Marcos Felipe.
O zagueiro apareceu mais uma vez aos 16 minutos, após uma cobrança de escanteio, cabeceando com perigo para fora. Aos 20, foi a vez de Richard Ríos bater uma falta com força e mandar à esquerda do gol.
O Palmeiras perdeu uma grande oportunidade para aumentar a vantagem aos 28. Murilo enfiou um bolão para Breno Lopes, que ficou frente a frente com Marcos Felipe e chutou firme, mas o goleiro fez uma grande defesa. Aos 37, Luis Guilherme conduziu pelo lado direito, cortou para o meio e chutou de canhota, mas parou em nova intervenção de Marcos Felipe.
No minuto seguinte, Rony fintou o zagueiro e cruzou rasteiro para o meio da área. A bola sobrou com Artur, que se esticou e tocou de direita para o gol, mas Marcos Felipe salvou mais uma vez. Nos acréscimos, Richard Ríos tabelou com Jailson, que deixou para Marcos Rocha. O lateral cruzou com perfeição, mas Rony cabeceou mal, impedindo Artur, que vinha livre, de chutar.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 BAHIA
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 28 de outubro de 2023, sábado
Horário: às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Cartões amarelos: Acevedo, Kanu e Everaldo (Bahia); Fabinho (Palmeiras)
Cartões vermelhos: Acevedo (Bahia)
Público: 33.747 torcedores
Renda: R$ 2.226.993,59
GOL: Raphael Veiga (Palmeiras), aos 37′ do 1ºT
PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo; Mayke (Marcos Rocha), Fabinho (Jailson), Richard Ríos e Piquerez; Raphael Veiga (Artur); Breno Lopes (Rony) e Endrick (Luis Guilherme).
Técnico: Abel Ferreira
BAHIA: Marcos Felipe; Gabriel Xavier, Kanu e Raul Gustavo (Diego Rosa); Cicinho, Rezende, Acevedo e Matheus Bahia (Lucas Mugni); Luciano Juba (Camilo Cándido), Ademir (Biel) e Mingotti (Everaldo).
Técnico: Rogério Ceni
Foto: Cesar Greco/Palmeiras