Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc), realizou um aulão de ginástica e dança com idosos assistidos pelo Centro de Convivência – Viver Melhor.
“A nossa aula foi na Praça e foi lindo. Falamos de autocuidado, a importância de realizar exames e também de autoestima na melhor idade. Além disso, essa atividade faz com que outras pessoas também possam receber a mensagem. Todo cuidado é importante e necessário e os idosos estão na ativa, para lembrar isso para todo mundo”, disse a Mary Oliveira, idosa assistida pelo Social.
Sobre o Centro
O Centro de Convivência oferece aos assistidos um espaço que dispõe de diversas atividades gratuitas que contribuem de forma direta no envelhecimento saudável, com desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário, além da prevenção de situações de risco social para as pessoas acima de 60 anos.
O Centro ainda disponibiliza uma equipe composta por nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros e outros profissionais especializados que acompanham e orientam sobre os cuidados e fatores que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Sobre o Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Para o Brasil, estimam-se 703.610 mil casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Além disso, também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).