Acordo com empresa chinesa vai garantir suporte técnico aos agricultores familiares de Amargosa
A viagem da comitiva baiana à China, este mês, liderada pelo prefeito de Amargosa e vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Júlio Pinheiro, tem balanço positivo. Um acordo firmado com a empresa Deej World vai possibilitar pesquisa e transferência de tecnologia para melhoramento genético do rebanho e suporte técnico aos agricultores familiares do município, contribuindo para ampliar produção e, consequentemente, aumentar volume de negócios e gerar novos empregos.
Na bagagem, Pinheiro traz também a confirmação da vinda à Bahia de técnico da Dahua Technology, maior empresa global de segurança eletrônica e uma das líderes em soluções no setor global de videomonitoramento. “Conhecemos o que há de mais avançado em recursos para automação de cidades, fiscalização, organização e monitoramento nas áreas de trânsito e segurança. O técnico chinês vai fazer uma avaliação e estudo do potencial de Amargosa para receber tecnologias de automação”, declara.
Outra novidade da viagem foi a visita à indústria de alimentos Guoquanshihui, que pretende ampliar seus investimentos fora da China. Pinheiro informou que a empresa pretende expandir suas lojas, que são 11 mil, na China, e o Brasil é um destino em avaliação. “Apresentei Amargosa e o recôncavo baiano para que pudessem avaliar o investimento no município e região”.
Na reunião com representantes da Universidade de Xangai e o Instituto Confúcio para intensificar o intercâmbio entre o Brasil e a China, Pinheiro diz que discutiram a criação de uma sala de aula virtual na UFRB e ampliação da parceria com o Estado. “A universidade e o instituto têm um escritório na UFBA e estão avaliando a ampliação das relações com a Bahia e o intercâmbio de professores e alunos baianos para a China”, comenta Pinheiro.
O prefeito avalia que a viagem à China foi bem-sucedida, cumpriu o objetivo de estreitar relações com a Bahia e Amargosa, fazer intercâmbio e discutir sobre novos negócios nas áreas de educação, tecnologia, alimentos e agronegócios. “A viagem foi extremamente proveitosa, positiva, e vamos continuar dialogando para firmar parcerias que beneficiem os municípios baianos, atraindo novos negócios e investimentos”, afirma o Pinheiro.
Além de Júlia Pinheiro, fizerem parte da comitiva baiana, o deputado federal Jorge Solla, os prefeitos Quinho (Belo Campo e presidente da UPB) e Danilo Italiano (Nova Itarana), e a representante do Governo do Estado da Bahia, Caúra Damasceno, coordenadora de Cooperação Internacional.