A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, por meio da Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev), está com inscrições abertas para o curso de defesa pessoal, destinado a mulheres. A capacitação, com carga horária de 20 horas, dispõe de 20 vagas e está disponível para mulheres maiores de 18 anos, residentes nos bairros de Pernambués, Saramandaia e Boca do Rio. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (71) 98263-5530.
O curso oferecerá certificação e as aulas serão ministradas de 6 a 30 de outubro, das 9h às 11h, no Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), no estacionamento G2 do Salvador Shopping.
Moradora da Boca do Rio, Larissa Félix, de 27 anos, está inscrita no curso. Ela conta que passou por uma situação de assédio no ano passado, e diz que este curso será importante para a sua defesa pessoal. “Um rapaz me viu na estação do metrô, e veio correndo em minha direção, eu fiquei assustada e corri. Estou na expectativa deste curso, de ensinar formas de defesa desse tipo de situação que eu passei”, relatou.
Combate à violência – A capacitação contará com atividades teóricas de legislação como a Lei Maria da Penha, situações de abordagens e como preveni-las. Além disso, haverá conteúdos sobre primeiros socorros e técnicas de golpes para a defesa pessoal com a técnica goshin jitsu.“Nós, da Guarda Municipal, estamos aumentando cada vez mais as políticas públicas relacionadas ao público feminino, no sentido de combater a violência doméstica, entre outras ações, garantindo autonomia para as mulheres se sentirem capazes de enfrentar qualquer situação adversa”, disse o coordenador de Ações de Prevenção à Violência (Cprev) da GCM, James Azevedo.
Foto: Bruno Concha / Secom PMS