O número de manutenções na rede elétrica do Centro Histórico caiu 40% no período entre maio e agosto devido à queda na quantidade de ocorrências de furtos de cabos de energia. Uma estratégia implementada pela Diretoria de Iluminação de Salvador (Dsip), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem colaborado para este cenário.
Em maio, foram criadas as Coordenações de Manutenção e Obras e Projetos do Centro Histórico. A iniciativa mantém uma equipe exclusiva na região diariamente, das 14h30 às 23h. Após a realização de um estudo técnico, alguns pontos estratégicos e ruas receberam também projetores em LED, que garantem melhor visibilidade durante a noite.
O diretor de Iluminação, ngelo Magalhães, aponta resultados expressivos desde a criação das coordenações, saindo de 155 intervenções de manutenção no mês de maio para 92 ações em agosto. “Criamos coordenações específicas para o Centro Histórico, a fim de mitigar ações de vandalismo e tornar a região mais iluminada e bonita. Desde maio, realizamos uma série de intervenções que resultaram em números significativos de redução de manutenção e furtos de cabos. Hoje, a região tem uma nova cara e vamos continuar trabalhando para oferecer um serviço de iluminação cada dia melhor para nossa cidade”, avalia.
Ainda de acordo com o gestor, o tempo de resposta para a resolução de demandas na região também diminuiu, de 48h para 24h. A estratégia também ajudou a zerar o número de atos de vandalismo e furto a partir de agosto. Antes da ação, eram recorrentes furtos na Praça Castro Alves, Escadaria do Paço e no Largo da Tieta, no Pelourinho.
Intervenções – Em média, eram registradas cerca de 15 ocorrências ao mês, com custo de R$ 35 mil aos cofres públicos. Desde maio, medidas antivandalismo foram implementadas, assim como ações de concretagem de projetores de solo nas áreas de iluminação cênica do Centro Histórico, e de caixas e cabos no Largo da Tieta.
Foi realizada ainda a elevação do quadro de comando na Escadaria do Paço, com altura de sete metros, além de obras pontuais no entorno da região.
Ao todo, 19 projetores em LED com potência de 220W foram instalados nos largos do Pelourinho e do Cruzeiro de São Francisco. No Santo Antônio Além do Carmo, a intervenção já foi finalizada, com a substituição total de 52 pontos de luminárias decorativas. Foram realizados ainda aumento de potência na Avenida J.J. Seabra (Baixa dos Sapateiros) e a implantação de 10 luminárias decorativas no Relógio de São Pedro.
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS