O prefeito Bruno Reis participou, na noite desta quarta-feira (9), da abertura da edição 2023 da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que neste ano homenageia a escritora e ialorixá baiana Mãe Stella de Oxóssi, falecida em 2018. Para ele, esta será a maior e melhor edição do evento de todos os tempos.
“Não tenha dúvidas que a Prefeitura tem feito um esforço grande para ativar ainda mais essa região do Centro Histórico. Desde o ano passado, a Flipelô conta com nosso apoio. E nesse ano nós estamos chegando ainda mais junto. Não tenho dúvidas de que esta será a maior e melhor edição de todos os tempos”, afirmou o prefeito.
Também participaram o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, e o presidente da Saltur, Isaac Edington. A abertura da Flipelô ocorre no Largo do Pelourinho e conta com apresentação de Danilo Caymmi e Orquestra Afrosinfônica.
Bruno Reis ainda destacou a homenagem a Mãe Stella de Oxóssi e pontuou que, nesta quinta-feira (10), a Prefeitura vai reinaugurar a estátua da ialorixá, na avenida que leva o nome dela, na ligação entre Avenida Paralela e Stella Maris. A escultura foi incendiada em dezembro do ano passado e foi completamente refeita.
“Amanhã a Prefeitura também restabelece uma justa e merecida homenagem que nós prestamos no passado, quando abrimos uma via e colocamos o seu nome. Uma via importante que liga a avenida Paralela ao bairro Stella Maris, com a imagem que em sua homenagem, na saída da cidade, para todos que por ali passam, que despedem de Salvador, possam saber da importância de Mãe Stella”, afirmou.
O prefeito aproveitou para convidar a todos para acompanharem a Flipelô. “Tem muita cultura, arte, história, conteúdo. Venham para o Pelourinho, tem feira literária, encontro de autores, vão ter diversas apresentações musicais e teatrais. Nesses próximos dias, o Pelourinho vai estar todo ativado, ainda mais bonito”, frisou.
Programação
A Flipelô vai até o próximo domingo (13) e tem a expectativa de receber mais de 200 mil pessoas e gerar 1.240 postos de trabalho diretos. A feira vai contar com a participação de grandes nomes da literatura brasileira e internacional, como o escritor moçambicano e vencedor do prêmio Camões, Mia Couto, além dos premiados escritores brasileiros Eliana Alves Cruz e Jeferson Tenório.O evento terá a participação de seis escritores internacionais e 140 brasileiros. A Flipelô 2023 também contará com exposições, apresentações teatrais e musicais. Haverá mais uma edição da consagrada Rota Gastronômica Amados Sabores com 42 restaurantes já confirmados do Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo, e que contará ainda com a participação da Casa do Benin e Restaurante do Senac.
Foto: Valter Pontes/ Secom