Partida movimentada terminou em 2 x 2, após a Macaca abrir dois de vantagem e o Leão igualar o marcador, com um a mais
Golaço com direito a Puskás, expulsão, gol anulado e bola na rede de estreante movimentaram o confronto entre Vitória e Ponte Preta na noite deste domingo (30). No Moisés Lucarelli, a partida da 20ª rodada terminou em 2 x 2 e deixou o Leão na vice-liderança da Série B.
Léo Naldi e André – num belo voleio – abriram dois de vantagem para os donos da casa. Antes dos 20 minutos do primeiro tempo, porém, Matheus Jesus foi expulso e o jogo mudou de figura. Com um a mais e frequente no ataque desde então, o Vitória conseguiu descontar com Léo Gamalho em cobrança de pênalti na segunda etapa e empatou com gol do estreante Iury Castilho já aos 40 minutos. A Macaca ainda teve um gol anulado.
Com o resultado igualado, o Rubro-Negro foi a 38 pontos – um de diferença para o líder Novorizontino. A pontuação é a mesma do Sport, terceiro colocado, que perde no número de triunfos.
O Vitória volta a entrar em campo às 21h30 da próxima quarta-feira (2), quando recebe o ABC no Barradão. As equipes se enfrentam pela 21ª rodada da competição.
O JOGO
Primeiro tempo
O Vitória começou a partida tentando valorizar a posse de bola, mas a Ponte Preta não deixou, foi para cima e abriu vantagem logo aos oito minutos de jogo. Não satisfeita, a Macaca ampliou quatro minutos depois, com André num voleio primoroso. No meio do caminho, porém, tinha um VAR em ação. Após revisão de lance de falta perto dos 20, a arbitragem expulsou Matheus Jesus e diminuiu o ímpeto ofensivo do mandante. Com a vantagem numérica, o Vitória reforçou o ataque, empurrou a Ponte para trás e passou a agredir. Os donos da casa, no entanto, se fecharam bem e o Rubro-Negro não conseguiu criar oportunidades claras de gol. Quem perdeu a chance de fazer o terceiro foi a Macaca, com lance cara a cara já nos acréscimos.
Aos sete, Elvis cobrou escanteio com veneno e Lucas Arcanjo se esticou para espalmar perto do travessão.
Na sequência, Artur fez jogada pela esquerda e cruzou na área. Léo Naldi apareceu em velocidade e cabeceou na gaveta para abrir o placar. Arcanjo nem teve reação.
Aos 12, a Ponte ampliou com uma pintura de André. Léo Naldi cruzou da esquerda e o camisa 90 girou num voleio perfeito na linha da grande área. Arcanjo ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o segundo gol.
Cinco minutos depois, Matheus Jesus fez falta dura em cima de Matheusinho. O árbitro deu amarelo, mas o VAR chamou para revisão. Após análise, a arbitragem retirou o cartão e expulsou o camisa 20 da Ponte Preta.
Aos 26, Yan Souto cruzou da direita e Mateus Gonçalves se jogou para cabecear. A bola foi pelo lado de fora da rede.
Gegê cobrou escanteio fechado aos 34. João Victor conseguiu o cabeceio, mas a bola passou por cima do gol.
Aos 45, Léo Naldi recebeu pela direita, avançou livre, e, cara a cara com Arcanjo, chutou forte para ótima defesa do goleiro rubro-negro.
Segundo tempo
O Vitória abriu mão do trio de zaga para melhorar a articulação no meio de campo e, logo aos dois minutos, teve uma ótima chance de diminuir com Wellington Nem. O Rubro-Negro tanto povoou o campo de ataque, que conseguiu um pênalti em um erro de bote de Edson. O zagueiro da Ponte tocou a mão na bola e Léo Gamalho não desperdiçou a chance de diminuir com a penalidade. Para a surpresa do visitante, a Macaca chegou a marcar mais uma vez, mas a arbitragem apontou toque no braço de Maílton e anulou o gol. Aos 40, o Vitória viu a estrela de Iury Castilho brilhar na estreia para empatar a partida – 2 x 2 no Moisés Lucarelli.
Aos dois minutos, Gegê deu ótimo passe em profundida para Wellington Nem. De cara para o gol, ele bateu rasteiro e cruzado numa ótima chance para diminuir a desvantagem. A bola passou beirando a trave esquerda de Caíque França.
Aos 11, Railan cruzou na área, Nem dominou e bateu, mas a bola desviou na defesa da Ponte para sair em escanteio.
Aos 15, Léo Gamalho diminuiu para o Vitória em cobrança de pênalti rasteira, no canto direito de Caíque França. A arbitragem apontou a penalidade após o VAR chamar em lance de toque de mão de Edson
Maílton recebeu bola na intermediária, dominou e acertou bonito chute de longa distância para fazer o gol. O árbitro, porém, marcou toque no braço do jogador da Ponte e anulou o gol aos 26.
Em seguida, Mateus Gonçalves pegou sobra de cruzamento dentro da área e chutou cruzado para bloqueio da defesa da Ponte.
Aos 40, gol de estreante! Giovanni Augusto fez jogada pela ponta esquerda de ataque, cruzou para o meio da área e Iury Castilho acertou chute firme para empatar o placar.
FICHA TÉCNICA
Ponte Preta 2 x 2 Vitória
Série B – 20ª rodada
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 30/07/2023 (domingo)
Horário: 18h
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer (PR) e Lehi Sousa Silva (DF)
Quarto árbitro: Gustavo Holanda Souza (SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA-RN)
Gols: Léo Naldi, André (Ponte Preta) / Léo Gamalho, Iury Castilho (Vitória)
Cartões amarelos: Elvis, Caíque França, Artur (Ponte Preta) / Dudu, Wellington Nem (Vitória)
Cartão vermelho: Matheus Jesus
Ponte Preta: Caíque França; Weverton, Fábio Sanches ©, Edson (Thomás Kayck) e Artur; Felipinho, Léo Naldi (Everton), Matheus Jesus e Elvis (Samuel Andrade); Eliel (Maílson) e André (Paulo Baya). Técnico: Pintado
Vitória: Lucas Arcanjo; João Victor (Giovanni Augusto), Wagner Leonardo © e Yan Souto; Railan (Zeca), Gegê (Zé Hugo), Dudu (Iury Castilho) e Marcelo (Wellington Nem); Mateus Gonçalves, Mateusinho e Léo Gamalho. Técnico: Léo Condé