Rubro-negro baiano fecha a 13ª rodada da Série B com jogo diante do Bugre neste domingo (25), em Campinas
Quando o Vitória entrar em campo neste domingo (25), às 18h30 (de Brasília), todos os adversários diretos na luta pelo acesso no cenário atual da Série B já terão jogado nesta 13ª rodada. A depender dos resultados, o Rubro-negro poderá nutrir chances de retornar à liderança ou jogará diante do Guarani, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela manutenção de algo que só o Leão tem na competição: o status de ser o único estar, desde a primeira rodada, no grupo de acesso à Série A.
Afinal, o Vitória esteve nas 12 rodadas iniciais no G4. Entre a terceira e a 11ª, liderou a competição. Muito disso devido ao aproveitamento como visitante. O Leão é o time mais letal da competição jogando fora de casa, com 72,2% de aproveitamento: são 13 pontos em 18 possíveis, com quatro vitórias, um empate e uma só derrota.
“O Vitória, com um terço da competição já disputada, tem uma pontuação que nos coloca em condições de brigar pelo acesso. Haja vista que a gente tem todas as rodadas esteve entre os quatro primeiros na classificação. Espero que a gente consiga manter diante do Guarani e siga até a reta final da competição”, disse o técnico Léo Condé.
O alto aproveitamento das equipes que integram o pelotão de frente da Série B também tem sido alvo da atenção do treinador rubro-negro. A Segunda Divisão 2023 tem ponto de corte por acesso maior do que histórica 2012, quando o Vitória conseguiu o acesso com 71 pontos, mas o São Caetano, com a mesma pontuação, ficou de fora.
“Realmente, este ano a pontuação ela está bastante elevada. Um dos principais fatores é em razão de estar havendo poucos empates. Claro que normalmente, historicamente no segundo turno acaba tendo um equilíbrio maior onde começa a haver uma divisão por blocos das equipes que vão brigar pelo acesso e aquelas que vão lutar contra o rebaixamento e acaba acontecendo um número maior de empates e essa pontuação acaba baixando um pouco”, avaliou, atento, Léo Condé.
O Vitória vem de uma derrota para o Criciúma em casa e não poderá contar com o zagueiro Camutanga, suspenso. Como substituto Léo Condé definiu João Victor.
O Bugre tem estreia
O Guarani terá como grande trunfo do encontro desta noite a estreia do técnico Umberto Louzer. O treinador, que teve uma passagem positiva pelo clube em 2018 tenta recolocar a equipe no caminho dos triunfos. Afinal, o Bugre já não vence há seis rodadas.
A equipe paulista, que chegou a liderar a competição, começou a rodada na 11 posição, com 16 pontos, contará com o retorno do meio-campista Régis. Por outro lado, Louzer não poderá contar com o zagueiro Lucão e o atacante Bruno José, suspensos.
Guarani x Vitória
Guarani
Pegorari; Diogo Mateus, Wálber, Alvariño (Alan Santos) e Mayk; Matheus Barbosa, Matheus Bueno, Bruno José, Bruninho (Isaque) e Régis; Derek (Bruno Mendes). Técnico: Umberto Louzer.
Vitória
Lucas Arcanjo; Zeca, João Victor, Wagner Leonardo e Marcelo; Marco Antônio, Rodrigo Andrade e Wellington Nem; Zé Hugo, Osvaldo e Tréllez. Técnico: Léo Condé.
Motivo: 13ª rodada da Série B.
Data e horário: 25 de junho de 2023 (domingo), às 18h30 (de Brasília).
Local: Brinco de Ouro, em Campinas.
Árbitro: runo Arleu de Araujo (FIFA-RJ).
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Lilian da Silva Fernandes Bruno (ambos do RJ).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sa (VAR-FIFA-RJ).