A edição do Dia do Grafite aconteceu nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, respectivamente no Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, no Alto da Cruz, em Camaçari e na Escola Municipal Itamar Oliveira Rodrigues, no Bosque do Quiosque, em Lauro de Freitas. A intervenção artística e educacional nas duas cidades reuniu 29 jovens das escolas participantes do Comunidades Criativas. A garotada contou com a monitoria das artistas visuais, Emilly Sá, em Camaçari, e Andressa Monique, em Lauro de Freitas, e juntos presentearam suas instituições com uma arte única em seus muros. Por meio da arte do grafite, puderam expressar seu entendimento sobre Diversidade e Inclusão, tema central do Comunidades Criativas que percorre 22 instituições sociais em 21 cidades brasileiras. Em Camaçari e Lauro de Freitas, o projeto tem o apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR Metrô Bahia.
A inspiração para o grafite coletivo em Camaçari veio do desenho do jovem Artur Mascarenhas Mota, aluno do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, e em Lauro de Freitas do desenho da jovem aluna Caroliny Silva dos Santos, da escola Itamar Oliveira Rodrigues. Ambas ilustrações venceram a etapa de votação popular pela internet.
“As ilustrações das jovens refletem um entendimento claro que diversidade e inclusão somente podem ser atingidas se respeitarmos as nossas diferenças. Cores e pluralidade também marcam os desenhos inspiradores dos grafites nestas cidades”, comenta Allan de Amorim, responsável pela produção do Comunidades Criativas. “Ficamos muito felizes com o resultado final, pois tanto os desenhos de inspiração quanto a ação do Dia do Grafite demonstram que os jovens envolvidos se engajaram na proposta educativa do projeto que é promover uma reflexão cidadã sobre diversidade e inclusão, utilizando o grafite como forma de expressão e identidade cultural”, complementa Allan.
Confira aqui as imagens do Dia do Grafite dos jovens do Comunidades Criativas, em Camaçari (BA) e aqui as imagens de Lauro de Freitas (BA)
Sobre o projeto Comunidades Criativas
O Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e apoio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Camaçari e Lauro de Freitas, o projeto tem o apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR Metrô Bahia.
A iniciativa é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. Com esta missão, o projeto percorre 22 instituições de 21 cidades brasileiras. A iniciativa é exclusivamente dirigida ao interesse público, já que os participantes são obrigatoriamente pessoas atendidas por associações ou entidades com fins sociais dos mais diversos perfis e abrangências.
As cidades atendidas pelo Comunidades Criativas são: Salvador (BA), Lauro de Freitas (BA), Camaçari (BA), Cabo Frio (RJ), Rio Bonito (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Imbituba (SC), Sombrio (SC), Içara (SC), Garopaba (SC), Barueri (SP), Osasco (SP), Carapicuíba (SP), Caieiras (SP), Cajamar (SP), Franco da Rocha (SP), Guarulhos (SP), Ubatuba (SP), Taubaté (SP), Tatuí (SP) e Itapetininga (SP).
O projeto tem cinco etapas cronológicas: Oficinas de orientação: encontros presenciais ou virtuais sobre o tema Diversidade e Inclusão, onde são discutidas questões de cidadania e, por exemplo, a diferença entre pichação e grafite. Produção das ilustrações: os participantes são desafiados a representarem a sua visão sobre o tema por meio de ilustrações. Seleção e Voto Popular: as ilustrações passam por uma triagem da organização do projeto e as finalistas seguem para votação popular online. Além dos participantes, familiares e a comunidade poderão votar e interagir nas mídias sociais. Dia do Grafite: a ilustração mais votada será reproduzida em muro da instituição pelos próprios participantes com a monitoria de um grafiteiro profissional de cada cidade. Livro: produção gráfica e editorial que reúne as 22 ilustrações grafitadas nos muros das 21 cidades participantes. Exemplares do livro Comunidades Criativas são distribuídos gratuitamente para as instituições participantes. Acompanhe e saiba mais em www.com-criativas.com.br