A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou um esquema especial para intensificar os serviços realizados na região do Centro Histórico. A iniciativa é parte do pacote de ações anunciado pela Prefeitura para revitalizar o local, garantindo, além da limpeza, uma sensação de bem-estar e pertencimento de baianos e turistas para com a localidade.
Dentre as medidas adotadas consta um reforço operacional de 22 novos agentes, equipe permanente de fiscalização e instalação de novas lixeiras e papeleiras em todo o perímetro. Os horários de coleta também serão ampliados, contribuindo para evitar o acúmulo de resíduos nas ruas e avenidas.
Além disso, duas motos coletoras atuarão especificamente no Pelourinho e Comércio, dando maior celeridade no serviço de coleta nesses locais. O serviço de lavagem será realizado diariamente, sempre na madrugada, e também a partir das 8h da manhã, em todas as ruas e avenidas do Centro Histórico.
Para o titular da Limpurb, Omar Gordilho, os serviços de limpeza são um reforço necessário ao pacote de medidas da recém-anunciada Prefeitura-Bairro Centro Histórico. “A limpeza urbana nesta região visa a revitalização e preservação deste patrimônio baiano, e contribui consideravelmente, além da limpeza, com a saúde pública e segurança do espaço. Desta forma, dá margem para mais investimentos no turismo, arte e lazer de toda a Salvador, especialmente nesta área”, avalia
Frequentador do Pelourinho desde criança, o agente de Marketing Marconi Almeida, de 38 anos, considera uma importante iniciativa da Prefeitura para atrair turistas de volta ao Centro. “Essa ação de limpeza é fundamental para a região, pois, além de garantir um Pelourinho mais limpo, passa também uma boa impressão da cidade para quem mora aqui e quem vem de fora. Além disso, por ser um lugar com vários restaurantes e atrações diversas, acredito que irá melhorar também o turismo e até mesmo a conscientização tanto de moradores como dos frequentadores, para auxiliarem na manutenção de uma cidade mais limpa, em um ambiente de melhor acessibilidade e ainda mais atrativo”, declara.
Foto: Ascom/Limpurb