As agricultoras comunidade da quilombolas do Bomba, do município de Belo Campo, território de identidade Sudoeste Baiano, comemoram a fartura em seus quintais após os investimentos feitos pelo Governo do Estado, via projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva.
Por lá, foram implantados Quintais Agroflorestais com Canteiros Econômicos Irrigados no sistema agroecológico, que combina elementos de agrofloresta com técnicas de irrigação para maximizar a produção de alimentos.
Foram R$ 531,9 mil destinados à Associação de Agricultores Familiares da Comunidade Remanescente de Quilombo do Bomba, para a implementação de Quintais Produtivos e Hortas, além de ações de revitalização hídrica, com a implantação de Cisternas Calçadão com capacidade de armazenamento de 52 m³ de água.
A ação busca promover a segurança alimentar e nutricional das famílias, pois a produção nos quintais agroflorestais pode garantir o fornecimento constante de alimentos, e a geração de renda e inclusão socioprodutiva, com a comercialização do excedente da produção.
No quintal de Sebastiana Luzia, por exemplo, tem tomate, alface, cenoura, beterraba, pepino, limão e feijão, milho, andu, mandioca, melancia, abóbora e muito mais. “A gente não plantava nada. Hoje vemos resultado nas hortas, as plantas estão bem bonitinhas, crescendo e produzindo, por enquanto para nosso consumo. Foi uma mudança grande na nossa comunidade e, sem a cisterna, a gente não teria como molhar nossas plantações, zelo dela como se fosse um filho”.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que conta com cofinanciamento do Banco Mundial.