Os mototaxistas de Salvador credenciados pela Prefeitura devem ficar atentos ao período de vistoria obrigatória realizada pela Secretaria de Mobilidade (Semob), através da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae). A partir desta segunda-feira (20), cerca de 1,2 mil mototaxistas devem passar pela inspeção.
Para passar pelo procedimento, é necessário fazer o agendamento prévio no site www. agendamentomobilidade. salvador. ba. gov. br . O condutor deve apresentar o cartão de identificação – caso esteja vencido, deverá ser renovado –, comprovante de residência, licenciamento atualizado, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apólice de seguro da motocicleta.
Serão observados durante a vistoria a padronização do veículo, pintura, além de itens de segurança como pneus, parte elétrica, aparador de linha e o protetor de carenagem (mata-cachorro). “São itens importantes para garantir a segurança tanto do motorista quanto do passageiro que utiliza o serviço”, destacou a coordenadora da Cotae, Luila Neves.
“A expectativa é atender cerca de 100 mototaxistas por dia, até o final da inspeção”, calcula a coordenadora. Após o prazo de vistoria, o condutor que for flagrado realizando a atividade sem a documentação atualizada, será considerado irregular e poderá ser autuado.
Nosso objetivo é oferecer uma maior segurança ao usuário deste tipo de serviço, uma vez que estes profissionais apresentaram à Prefeitura toda a documentação que atesta que estão capacitados para realizar a atividade, assim como possuem veículos em condições de circulação”, destacou Luila.
Foto: Bruno Concha/Secom