Equipes se enfrentam na tarde deste sábado, pela semifinal do estadual, na Arena Fonte Nova. Time do interior joga pelo empate para chegar à decisão
Dois times em campo e cenários completamente diferentes na briga por uma vaga na final do Campeonato Baiano. De um lado, o Bahia, que sofreu o baque da eliminação precoce na Copa do Nordeste e precisa dar uma resposta para evitar um novo vexame na mesma semana. Do outro, o Itabuna, atual campeão da Segunda Divisão do estadual e que tenta chegar à decisão no mesmo ano da volta à elite baiana.
São essas as perspectivas que estarão frente a frente a partir das 16h (horário de Brasília) deste sábado na Arena Fonte Nova. Vale vaga na final.
Quarto colocado na primeira fase do Baiano, o Itabuna levou a melhor no jogo de ida sobre o Bahia, líder absoluto da primeira fase: em casa, com o apoio da torcida, venceu o Tricolor por 1 a 0 e trouxe na bagagem a vantagem de jogar por um empate para chegar à final.
Resta ao Bahia vencer a partida deste sábado por dois gols de diferença para comemorar a classificação ao lado do torcedor. Caso o Tricolor vença por um gol de diferença, a vaga será definida nas cobranças de pênaltis.
O duelo será também entre duas SAF’s recém-constituídas. A primeira a ser aprovada foi a do Bahia, no começo de dezembro, quando o torcedor também aprovou a venda do maior percentual para o Grupo City. O projeto está em fase de implementação, tanto dentro de campo quanto administrativamente.
Dias depois, no final do ano passado, o Itabuna também teve a aprovação dos sócios para a criação da SAF. A diferença, no entanto, foi que o Dragão do Sul não tinha um parceiro em vista durante o processo.
Neste início de caminhada dos novos ares do futebol, Bahia e Itabuna têm a chance de estrear com a disputa por um título. Mas, para isso, primeiro precisam superar um ao outro neste sábado. No histórico recente, melhor para o time do interior. As duas equipes se enfrentaram duas vezes neste Baiano, sendo as duas em Camacã.
O primeiro encontro foi na última rodada da primeira fase. Já classificado, o Bahia mandou a campo o time sub-20 e foi goleado pelo Itabuna por 4 a 0. Dias depois, no jogo de ida da semifinal, mais uma vitória do Itabuna: 1 a 0. Desta vez, o Bahia esteve em campo com força máxima.
Quem joga
A força máxima do Bahia deve se repetir na tarde deste sábado. Depois de poupar os titulares no meio da semana, quando empatou com o Fluminense-PI e viu as chances de classificação na Copa do Nordeste irem embora, Renato Paiva vai utilizar o que tem de melhor à disposição para a partida. O esperado é que ele repita o time que foi derrotado no jogo de ida da semifinal. O treinador também tem à disposição o zagueiro Kanu, que já treina normalmente.
Desta vez, o Bahia deve ir a campo com: Marcos Felipe; Cicinho, Marcos Victor, Gabriel Xavier e Matheus Bahia; Rezende, Acevedo e Daniel; Jacaré, Biel e Ricardo Goulart.
Do outro lado do campo, o técnico Sérgio Araújo sabe que tem a vantagem do empate, mas nem por isso deve mudar a forma de jogar do Itabuna. A ideia será aproveitar a vantagem, sem modificar o pensamento durante o jogo.
O Itabuna deve ir a campo com: Thiago Passos; João Neto, Lucimario, Jan Pieter e Elivelton; Hebert, Matheus e Alex Sandre; Luiz Felipe [Hítalo Mota], Flavinho e Cesinha;
Bahia x Itabuna | Jogo de volta das semifinais do Campeonato Baiano
Quando: sábado, 18 de março;
Onde: Arena Fonte Nova, em Salvador;
Horário: 16h (de Brasília);
Time provável do Bahia: Marcos Felipe; André, Marcos Victor, Gabriel Xavier e Matheus Bahia; Rezende, Acevedo e Cauly; Jacaré, Biel e Ricardo Goulart [Everaldo];
Desfalques do Bahia: Danilo Fernandes e Raul Gustavo (lesão);
Pendurados do Bahia: ninguém;
Time provável do Itabuna: Thiago Passos; João Neto, Lucimario, Jan Pieter e Elivelton; Hebert, Matheus e Alex Sandre; Luiz Felipe [Hítalo Mota], Flavinho e Cesinha;
Desfalques do Itabuna: ninguém;
Pendurados do Itabuna: ninguém;
Arbitragem: Bruno Pereira Vasconcelos apita o jogo auxiliado por Daniella Coutinho Pinto e Patrícia dos Reis Nascimento.