O combate, prevenção e enfrentamento ao Coronavírus continua sendo realizado em Simões Filho. Para auxiliar os grupos mais carentes da cidade, as atividades de assistência social foram intensificadas pela Prefeitura, que através do programa de auxílio alimentação, já iniciou a distribuição de cestas básicas em domicílio.
Pessoas que vivem situações de vulnerabilidade social e são acompanhadas pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) já estão sendo beneficiadas pela iniciativa, além de idosos, pessoas com deficiência, comunidades quilombolas, ambulantes cadastrados na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e artistas populares e de rua cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
A distribuição acontece por meio das equipes de assistentes sociais, responsáveis por avaliar os critérios para distribuição dos benefícios sociais, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc). A Sedesc também vêm distribuindo insumos (material de limpeza, higiene pessoal, colchões e mais) para instituições beneficentes da cidade, mediando ainda o acolhimento de moradores de rua, desenvolvendo ações de conscientização e também disponibiliza atendimento psicológico, através do número 985465741.