Uma comitiva da Embaixada dos Estados Unidos foi recebida neste sábado (18) pela secretária Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, no Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac), em funcionamento na Escola Municipal Paroquial de Santana, em Nazaré. Depois visitaram o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Loreta Valadares, nos Barris.
A secretária apresentou à embaixadora Elizabeth Frawley Bagley; à cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, Jacqueline Ward; ao adido cultural da Embaixada, Mark Carr; e à assessora cultural Roberta Pope as ações realizadas no espaço. Na ocasião, também falou de outros projetos da pasta na capital baiana.
Os Caac recebem os filhos dos ambulantes que trabalham no Carnaval de Salvador 2023. Durante a festa, a Prefeitura adota a estratégia especial, com o intuito de coibir trabalho infantil, entre outros abusos contra menores. O projeto, que funciona em escolas municipais preparadas, provisoriamente, para atender crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, tornou-se um caso de sucesso e referência para outras cidades.
“O encontro de hoje com a embaixadora dos Estados Unidos traz cada vez mais o nosso desejo do compartilhamento das boas práticas da nossa cidade e busca de investimentos internacionais para a aplicação de nossas políticas públicas”, disse Fernanda Lordêlo. No Caac visitado neste sábado, são atendidas 70 crianças entre 0 e 6 anos.
“Hoje dialogamos muito sobre como funciona todo o trabalho nos grandes eventos, com ações relacionadas ao acolhimento dos filhos dos ambulantes, sinalizamos situações também relacionadas a violência contra a mulher na nossa cidade. O objetivo efetivamente é estreitar os laços de cooperação”, finalizou a titular da SPMJ.