A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) prossegue com mais uma edição da Operação Volta às Aulas. Nesta segunda-feira (13), a ação educativa acontece nas imediações do Colégio São Paulo, no Itaigara, das 11h às 13h30, horário de grande fluxo de embarque e desembarque. Na terça-feira (14), será a vez do Colégio Integral (Pituba) e, na quarta (15), acontecerá no Anchietinha (Loteamento Aquarius).
Nas portas das unidades escolares, equipes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) distribuem materiais educativos e orientam pais, responsáveis e estudantes sobre práticas responsáveis no trânsito. O superintendente da Transalvador, Décio Martins, destaca que a Operação Volta às Aulas é uma importante iniciativa para garantir a segurança da comunidade escolar. “Orientando os pais e responsáveis e também os estudantes, podemos ter um trânsito que preserve ainda mais vidas. Com esta ação, queremos mudar comportamentos que possam gerar acidentes e outras fatalidades”.
A gerente da Gedut, Mirian Bastos, afirmou que o objetivo da operação é alertar os pais para práticas seguras no trânsito. “É um momento educativo, onde todos estão se readaptando ao cenário, é um período em que aumenta o fluxo de veículos em 40%, então aproveitamos para falar do embarque e desembarque, transporte escolar credenciado, evitar utilizar buzinas, além do uso de cadeirinhas. São regras importantes que a Transalvador passa neste momento de volta às aulas. É um processo de orientação que dura todo o ano”.
Conscientização – O dentista Alisson Oría, de 43 anos, aguardava para buscar o filho, de 12 anos, no Colégio Antônio Vieira. Para ele, a iniciativa é ótima. “A gente sabe que o trânsito é conturbado aqui na hora de deixar e pegar as crianças, então não só orientar os condutores, mas as crianças e funcionários é importante para um tráfego mais fluido e não incomodar tanto os moradores que sofrem com isso. Quanto mais ações educativas houverem, acho excelente”.
O empresário André Abreu já esperava pelos filhos, André, de 12 anos, e Lara, de 6 anos, e parabenizou a Transalvador pela iniciativa, pois aumenta o respeito pelo trânsito na região. “Eu acho ótimo porque diminui o engarrafamento, as pessoas têm uma tranquilidade maior e há um respeito quando veem os agentes na região”.
Além da distribuição do material educativo, os agentes orientam, ordenam o tráfego e coíbem infrações comuns, como, por exemplo, o estacionamento em fila dupla. Há também uma intensificação, por parte da Gerência de Sinalização (Gesin), nos trabalhos de reforço das sinalizações dos entornos de diversas unidades de ensino públicas e privadas da capital baiana. Com isso, espera-se aumentar ainda mais a segurança viária dos estudantes, pais e responsáveis.
A ação, iniciada na semana passada, já percorreu o entorno do Colégio Marista (Patamares), Antônio Vieira (Garcia), Gurilândia (Federação), Módulo Criarte (Caminho das Árvores) e Dom Bosco (Paralela).
Foto: Jefferson Peixoto/Secom