Petistas lamentam a situação de Major Denice, ex-candidata a prefeita de Salvador pelo partido que tenta agora disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Dizem que não é justo que a militar, que deu uma verdadeira força ao partido na sucessão municipal passada, quando perdeu a eleição para o prefeito Bruno Reis (MDB), não tenha reconhecimento agora que tenta se manter na política.
Dobradinha
O pré-candidato a deputado federal, Fábio Vilas-Boas (MDB), firmou parceria com a vereadora de Vitória da Conquista e pré-candidata a deputada estadual, Lúcia Rocha (MDB). Ela é o principal quadro emedebista na política da região conquistense. O encontro aconteceu ontem para alinhar as estratégias dos colegas de partido. O ex-secretário de saúde da Bahia foi recebido por lideranças do grupo político da vereadora.
Live semanal
Durante sua live semanal, Jair Bolsonaro voltou a atacar o presidente do TSE, Edson Fachin, e disse que o ministro tem trabalhado para ver Lula de volta ao Palácio do Planalto. Ao comentar a tramitação o PL das Fake News, cuja urgência foi derrubada pela Câmara, Bolsonaro declarou que o presidente do TSE tem interesse direto na matéria. Ele afirmou que Fachin é “conhecido” por ser “militante de esquerda” e “advogado do MST”.
Discreto
Chama a atenção a discrição do senador Otto Alencar (PSD) nesta pré-campanha de reeleição. O parlamentar tem aparecido pouco na mídia, ao contrário do principal adversário, Cacá Leão (PP), que não passa um dia sequer sem mandar notas para a imprensa.
Vazou
Bem humorado, o deputado federal Arthur Maia (UB) acabou pregando uma peça no colega Mário Negromonte Jr. (PP) ao insinuar, durante uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, que o parlamentar progressista andava namorando muito no interior. Felizmente, Negromonte negou de bate-pronto e de forma segura.
Que subam os combustíveis
A arrecadação do ICMS (Imposto sobre Operações à Circulação de Mercadorias) incidente em combustíveis e lubrificantes cresceu aproximadamente R$ 1,9 bilhão entre 2020 e 2021 na Bahia. O tributo tem sido alvo de muito debate, devido ao aumento do preço da gasolina e do óleo diesel em todo o Brasil, o que tem influenciado no custo do transporte público e pressionado a inflação. Pois é, no fundo, tem gente torcendo para os aumentos. Hum!
Via Jereissati
Caciques tucanos e coordenadores da pré-campanha de Simone Tebet (MS) costuram para vencer a ala do deputado Aécio Neves (PSDB-MG) e emplacar o experiente senador e ex-governador Tasso Jereissati (PSDB-CE) na vice da chapa da terceira via. É o nome mais forte do partido, já que o ex-governador gaúcho Eduardo Leite está praticamente fora do páreo. A Comissão Executiva Nacional do PSDB se reúne, dia 2, dirigentes dos dois partidos vão reforçar o convite para o senador, que permanece relutante.
Seara
Um dos motivos citados pelos entusiastas da chapa Tebet-Tasso é a afinidade e entrosamento dos senadores. Também mencionam o bom trânsito do tucano na seara empresarial.
Prestígio
O tucano também tem muito prestígio no Nordeste, onde caciques emedebistas boicotam a candidatura de Simone Tebet e já estão no palanque do ex-presidente Lula.
Discriminação
Levantamento do Observatório da Mulher contra a Violência, em parceria com o DataSenado, mostra que três em cada dez candidatas nas eleições de 2020 foram discriminadas por serem mulheres. Os dados completos da pesquisa serão divulgados no seminário Mais Mulheres na Política, em 30 de maio, no plenário do Senado.
Dayane, líder
A legenda do partido União Brasil, em Feira de Santana, passou para o controle da deputada federal Dayane Pimentel, que já foi presidente do PSL na Bahia. A presidência da Comissão provisória é Alberto Pimentel, esposo da parlamentar. O mandato é de 17 de maio a 17 de novembro de 2022. Dayane Pimentel, é candidata à reeleição à uma cadeira na Câmara Federal e conta com o apoio total de ACM Neto, que já a tem como sua representante partidária maior em Feira de Santana.