Dados do Portal da Transparência do Senado mostram que o Senado Federal registrou, em 2022, o mês de fevereiro “mais caro” dos últimos cinco anos, no que diz respeito a gastos da cota disponível para cada parlamentar gastar com abastecimento de carros oficiais. Os parlamentares gastaram R$ 68.324,03 dos cofres públicos para abastecerem os veículos,
valor pago (com nosso dinheiro) por 10 mil litros de gasolina comum, que permitiram aos parlamentares rodarem por 71,6 mil quilômetros.
Corta para a Suécia, país capitalista e cuja população tem um dos mais altos níveis de qualidade de vida do planeta.
Lá, carros oficiais são poucos, e para uso limitado. O Parlamento possui apenas três veículos, modelo Volvo S80. Esta frota de três está à disposição somente do Presidente do Parlamento e seus três vice-presidentes, para eventos oficiais.
Traidor (Luiz Caetano)
O secretário de Relações Institucionais do Estado, Luiz Caetano (PT), fez um discurso forte na cidade de Jitaúna,quando acompanhou o governador Rui Costa (PT) em entregas no município. Em sua fala, Caetano não citou nomes, mas falou que o “povo da Bahia não perdoará os traidores”. “Os que traem na política são e serão tratados como Judas pelo povo. Traíram e traem a todo instante. Por isso, Rui Costa, tenha força, fé e coragem, que o povo da Bahia está junto com o senhor”, disse Caetano. Os deputados federais Jorge Solla (PT) e Paulo Magalhães (PSD) também falaram em traição em seus pronunciamentos, mas não citaram ninguém. Nem precisavam. O alvo era certo.
“Entusiasmo” (Tiago Correia)
O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) avalia que a chegada do PP ao grupo liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) na corrida pelo Palácio de Ondina “entusiasma”, apesar da possível perda de espaços do seu partido na composição da chapa. Os tucanos baianos defendem ferrenhamente o nome do atual prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), para a vaga de vice de Neto.
Combustíveis
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abordará o aumento do preço dos combustíveis na primeira leva de propagandas partidárias nacionais do PT neste ano. Além da política de preços da Petrobras, Lula também lembrará legados de seu governo e mencionará a criação do Bolsa Família. Esses temas constam nos roteiros das primeiras peças que foram gravadas e serão divulgadas ainda em março. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que governou o Brasil por dois mandatos, ficará de fora das inserções.
Indefinido
A menos de duas semanas do prazo para deixarem seus ministérios, há três ministros com o futuro eleitoral ainda incerto no primeiro escalão do governo. João Roma (Cidadania) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) ainda não bateram o martelo se sairão do governo e por qual partido disputariam a eleição. Braga Netto (Defesa), embora seja considerado por auxiliares palacianos o que tem maior potencial de se lançar candidato, também não definiu a legenda para a qual migrará. A aposta no governo é que o militar vá compor a chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL) como vice.
Duríssimo (Zé Ronaldo)
Deputados do grupo governista acharam que o deputado federal Zé Neto foi para lá de duro com o ex-prefeito de Feira Zé Ronaldo, seu adversário no município, quando disse que ninguém se interessaria por ele para vice do candidato do PT a governador, Jerônimo Rodrigues. Dizem que não havia necessidade de bater dessa forma no ex-candidato a governador do DEM.
Passageira (Guilherme Bellintani)
A caçada por um vice para a chapa de Jerônimo Rodrigues, candidato do PT ao governo, está tão intensa que já tem gente sugerindo que o governista convide o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, para a posição. Lembram que ele tem acesso fácil ao grupo – já foi, inclusive, cotado para candidato a prefeito, em 2018 – e garantem que sua dificuldade no Bahia é passageira.
Quebrou
Em ataque dirigido a ACM Neto, o governador Rui Costa (PT) disse que o adversário político é responsável por quebrar a construção civil na capital baiana. “Salvador quebrou indústria da construção civil com impostos extorsivos e absurdos […] A área da Barra o comércio quebrou completamente, gerava emprego. A área do Rio Vermelho quebrou. Os impostos ficaram extorsivos”, disse o governador. “O IPTU cobra um preço extorsivo. Os comerciantes não vão querer essa prática no ICMS para quebrar o comércio, quebrar a indústria. O povo quer emprego”, continuou Rui.
Realidade paralela
Em resposta a Rui e em defesa de Neto, o deputado estadual Sandro Régis (União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, disse que as críticas do governador ao ex-prefeito eram “absurdas e irresponsáveis”. Ele afirmou que o petista parece viver “numa realidade paralela”. “Basta comparar a Salvador antes e depois de ACM Neto. Somente em 2020, mais de 11 mil unidades residenciais e 25 empreendimentos comerciais estavam em processo de licenciamento pela Prefeitura, com investimento de R$ 6 bilhões. O resultado é que Salvador está entre as melhores capitais do país para investir, segundo estudo feito pela consultoria Kearney”, ressaltou Régis.
Disputa
Dizem os analistas políticos que uma disputa entre Otto Alencar (PSD) e João Leão (PP) pelo vaga baiana no Senado será a mais emocionante nas eleições no estado. Otto, em Vitória da Conquista, tratou de pôr molho na história e iniciou a estratégia de associar o vice-governador e o PP ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Uns se entregaram a ele [Jair Bolsonaro] logo, outros decidiram se entregar mais recentemente”, discursou Otto. Contra Bolsonaro, vociferou: “não há como a Bahia não se levantar e dizer que não aceitamos quem discriminou a Bahia”.
Polarização
ACM Neto disse que espera que os principais pré-candidatos da chamada “terceira via” precisam sentar e conversar. Ao de referir a Sérgio Moro (Podemos), João Doria (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), apontou que enxerga “aquela coisa de desejo pessoal de ser presidente. Por aí eu acho que não vai”, disse Neto, na mesma entrevista à Metrópole. Mas o pré-candidato do PDT, por exemplo, parece não concordar muito em ter que manter esse diálogo; também nesta sexta, Ciro se referiu a Moro e Dória como “viúvas de Bolsonaro”. Na esquerda, também dizem que Ciro se comporta como viúva do petismo.
Zé vice de Jerônimo?
O deputado federal Zé Neto disse ter certeza de que não houve articulações de seu partido ou do governo para atrair o ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil) para o grupo governista. “Alguém pode até ter conversado com ele, mas foi sem autorização da Executiva do partido, sem autorização do governo e do senador Jaques Wagner”, sentenciou o petista. Ele diz que as declarações do seu adversário político no município são uma manobra para valorizar o próprio passe junto a ACM Neto (União Brasil), candidato da oposição ao governo. Zé Neto diz que as falas do ex-prefeito seriam como “conto de carroceria”, ou seja, declarações de quem foi deixado ou passado para trás e que ser valorizado. “Cuidado para não ficar parecendo cachorro em mudança”, disse o deputado federal, referindo-se ao ex-prefeito da Princesa do Sertão.
Renovação 1
O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, falou sobre a importância da renovação da legenda com a decisão unânime da Executiva Estadual de apresentar o secretário da Educação, engenheiro e professor Jerônimo Rodrigues como pré-candidato do PT ao Governo do Estado nas eleições deste ano.
Renovação 2
“Mais uma vez o senador Jaques Wagner, entusiasta da renovação e inovação política, nos propõe esse desafio, que é eleger Jerônimo governador para aprofundar ainda mais o projeto de desenvolvimento e inclusão social inaugurado por Lula, pelo próprio Wagner e por Rui no estado. Nós apostamos nessa renovação”, disse Éden.
Descaso
Trechos inteiros destruídos em rodovias do sul da Bahia, nas terríveis enchentes do final do ano passado, continuam intocados, sem nenhuma condição de tráfego, incluindo pontes. Lá se vão quase cinco meses, período que deveria ser suficiente pelo menos para devolver esses trechos ao tráfego com alguma segurança. Mas ainda se fala em licitação, projetos etc. Ora, quando se declara a tal situação de emergência, não seria justo que o dinheiro fácil liberado e a dispensa de licitação incluíssem a recuperação imediata das estruturas?
Farra da 1ª Dama
Agora tudo é motivo de festa e alarde por parte da Prefeitura de Ilhéus. Até uma escadaria reformada com recursos do Governo Federal foi gatilho para uma tremenda inauguração. Seria uma prévia de campanha da primeira-dama, Soane Galvão, pré-candidata à deputada estadual? Vamos esperar qual a próxima atração para, quem sabe, outra grande festa onde o povo não sai ganhando!
“Esse Menino”
Integrante do diretório nacional do PT, Ellen Coutinho foi quem melhor resumiu o temor de perder a eleição para ACM Neto, ao dizer que uma “barbeiragem” do partido contribui para a chapa adversária. “Esse menino [ACM Neto] tem menos de 50 anos, vai fazer mais estrago do que o avô”, disse.