Dos 168 pontos de ônibus modernizados em Salvador pelo projeto Meu Ponto Iluminado (MPI), desde o lançamento da ação, ocorrido em setembro deste ano, dez já foram vandalizados. Foram 14 luminárias e 200 metros de cabos de cobre furtados.
Desenvolvido pela Diretoria Municipal de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), o MPI tem por objetivo a implantação de iluminação em LED nos pontos de ônibus, proporcionando mais segurança e conforto para os usuários de transporte público na capital baiana.
“Às vezes o cidadão está em um ponto de ônibus à noite e o motorista não para por não o enxergar ou até mesmo por suspeita de uma situação de insegurança. Então, além do ganho estético, inclusive das vias, a iluminação dos pontos de ônibus traz mais qualidade de vida para o passageiro, o que, infelizmente, alguns vândalos conseguem prejudicar com seus atos” disse o coordenador do MPI, Thássio Hugo.
Ele comenta que o maior número de casos acontece nos bairros do Comércio e de Nazaré. Para tentar evitar o prejuízo, a Dsip tem feito análises para desenvolver uma forma de proteção das luminárias, especialmente as de topo e braço de poste, que são os objetos subtraídos com mais frequência nesse tipo de delito.
Hugo conclui solicitando que a população auxilie a Prefeitura no combate ao vandalismo, denunciando os pontos de ônibus que tiveram suas luminárias subtraídas, através do Disque 156. A partir daí a Dsip abre um Boletim de Ocorrência para investigação dos casos pela polícia, além de acelerar a reposição do equipamento furtado.
Foto: Bruno Concha/Secom