Lula quer PSB de vice
A despeito de partidos lançarem nomes para chamar a atenção de Lula da Silva – Rodrigo Pacheco (PSD) é um noivo na praça eleitoral – o PT está perto de anunciar um da esquerda para vice na chapa presidencial do petista. Destacam-se dois do PSB no topo da lista: Flávio Dino e Paulo Câmara – governadores do Maranhão e Pernambuco, respectivamente, em fins de mandatos. Lula já conversou com ambos. Lula não prometeu nada, mas quer um deles, contam grãos petistas próximos do candidato.
Nunca mais
Pesa na decisão da cúpula do PT o fator Michel Temer. O partido não confia mais num vice de Centro após a queda de Dilma Rousseff.
Caxias é pra fortes
Durante solenidade em Duque de Caxias, na baixada fluminense, o prefeito Washington Reis disse: “Me criticam se quero armar a guarda municipal. Mas o traficante tem arma! O miliciano tem arma! Até o corno saca arma pra matar o Ricardão! Aqui em Caxias a guarda vai ter arma!”
Assalto Air
A população assiste de mãos atadas ao assalto das companhias aéreas, com a complacência da Agência Nacional de Aviação Civil. Os aviões continuam lotados, com passageiros ombro-a-ombro, e não servem mais lanches – um simples copo d´’agua só aparece se o passageiro pedir. Mesmo com ajuda bilionária da União, não houve redução de preços das passagens e, o pior, a maioria dos voos está mais longa – com aviões “paradores” em de duas a quatro escalas até o destino, em viagens que variam de cinco a até inacreditáveis 19 ou 23 horas. As empresas surpreendem os clientes com alterações de voos – há casos de trechos diretos que se transformam em escalas – e o reembolso para desistência é um presente para as aéreas: têm até 12 meses para te pagar.
Manobrista
Aliado de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), tem lançado mão de manobras para acelerar e garantir a aprovação de projetos de interesse do Governo. Na discussão da reforma administrativa, em setembro, Lira conduziu pessoalmente mudanças entre os integrantes da Comissão Especial e garantiu os votos necessários (28 a18).
O céu para 12..
Doze das 81 cadeiras do Senado são ocupadas hoje por suplentes sem votos. Os titulares se afastaram por motivos variados. Tasso Jereissati (PSDB-CE), por exemplo, deixa a Casa até fevereiro para ajudar Eduardo Leite nas prévias do PSDB. Assumiu o suplente Chiquinho Feitosa (DEM-CE).
..sem votos
O PLP 253/20 de Fabiano Contarato (REDE-ES) determina que não podem ser suplentes o(a) cônjuge do(a) candidato(a), companheiro e parentes até 3º grau. Está numa gaveta de comissão. O 1º suplente do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é seu irmão, Josiel (DEM); a 1ª suplente de Eduardo Braga (MDB-AM), é a esposa, Sandra. E de Ciro Nogueira, chefe da Casa Civil, é a mãe, Eliana, que assumiu.
Antecipação
A decisão do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), de apressar o passo e lançar sua pré-candidatura ao governo, no próximo dia 2 de dezembro, foi interpretada por seu próprio time como uma forma não apenas de garantir que sua determinação de concorrer é inarredável mas também de demonstrar que seu esforço é maior ou mais estruturado do que o de adversários, notadamente, o do senador petista Jaques Wagner, que pretende concorrer pelo PT, mas, segundo os próprios correligionários, tem se mobilizado pouco, repetindo os movimentos do seu grande líder, o ex-presidente Lula, cuja postura tem sido a de absoluta discrição até agora. Em todo caso, quem for à festa, marcada para o Centro de Convenções, tem tudo para ver, de acordo com os netistas, uma demonstração de força do democrata.
Impacto
Por falar em ACM Neto, os aliados do ex-prefeito de Salvador dizem que ele já começou a preparar o discurso para o evento de lançamento de sua pré-candidatura ao governo desde agora. O material é escrito por um conhecido ghost writer paulista a quem o democrata costuma recorrer quando quer fazer pronunciamentos de impacto, mas sob a orientação estrita e com grandes intervenções de textos dele próprio.
Provocações
O ministro da Cidadania, João Roma, entrou ontem no time que tem dirigido alfinetadas ao governador Rui Costa (PT), manifestando sua solidariedade aos deputados federais da Bahia alinhados a seu governo que o petista chamou de traíras por terem votado favoravelmente, contra sua orientação, na PEC dos Precatórios.
Previsão
A despeito de os tucanos baianos terem fechado com a candidatura de Eduardo Leite nas prévias do PSDB, a articulação do candidato João Doria fazia cálculos esta semana, depois da passagem do governador paulista por Salvador, de que ele vencerá o pleito com 60% dos votos, inclusive, com maioria na Bahia. É aguardar para ver se o pessoal de Doria faz conta certinho.
Quem foi?
Nos meios políticos, anda todo mundo meio ouriçado para saber quem foi o figurão, conforme circula na cidade, que adquiriu recentemente um super apartamento na Vitória de frente para o mar. Como se sabe, trata-se do endereço mais caro de Salvador, preferido de políticos ricos ou que enriqueceram, e muito frequentado, entre outros agentes públicos, pelo menos até a Lava Jato, pelos homens de preto da Polícia Federal.
Apoios
Fábio Vilas-Boas, ex-secretário de Saúde da Bahia, recebeu apoio dos vice-prefeitos de Teixeira de Freitas, Yuri Fernandes, e de Prado, Carlão da Saúde, respectivamente, à sua pré-candidatura a deputado federal. Em vídeo nas redes sociais, Fábio agradeceu. “Quero agradecer a acolhida que tive aqui, em Teixeira de Freitas, do vice-prefeito Yuri, uma pessoa muito digna do cargo que ocupa, que vem desempenhando um excepcional trabalho, ajudando a construir o crescimento de Teixeira de Freitas”, disse.
Chapa
A entrevista concedida nesta segunda (08) pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, à rádio Nova Brasil FM, deixou claro que o partido só trabalha com um nome para ser indicado à chapa do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) ao governo da Bahia, caso a aliança seja confirmada: a do deputado federal Félix Mendonça Júnior. Lupi elogiou Félix, que preside o PDT no estado. e afirmou esperar um apoio de Neto ao presidenciável pedetista Ciro Gomes.
Respaldo
O deputado Félix Mendonça Júnior também conta com o apoio do secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, que é do PDT, para uma eventual indicação na chapa de ACM Neto. O parlamentar, no entanto, tem dito que por enquanto tudo não passa de especulação. “Fico honrado, mas ainda não houve conversa sobre esse assunto. Então, sigo com minha candidatura à reeleição para a Câmara”, disse à coluna.