O Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) completa oito anos no próximo dia 22 de setembro, exatamente no Dia Mundial Sem Carro e quando se comemora o Mês da Mobilidade Urbana, datas criadas para incentivar o uso de meios de transportes alternativos e a segurança e sustentabilidade no trânsito. Em comemoração à essa marca, algumas ações foram planejadas pelo MSVB para chamar atenção para as datas e também comemorar com os soteropolitanos as conquistas alcançadas ao longo desses anos. Oficinas, pedal solidário, inauguração de um novo projeto Bike Comunidade e ações educativas são algumas das atividades planejadas para acontecerem até o final de setembro.
Na quarta-feira (22), dia do aniversário do MSVB, um workshop especial será realizado junto à comunidade de Stella Maris e Praia do Flamengo, às 15h30. Será uma espécie de treinamento, de forma simples e prática, para os ciclistas, usuários e apoiadores do projeto Bike Comunidade da região.
Na ocasião, serão abordados temas como manutenção e limpeza básica de uma bicicleta, proporcionando à comunidade condições de manter as bicicletas em bom estado de forma barata e gerando renda. São instruções sobre kit básico de ferramentas, ajustes da bicicleta para conforto e saúde de quem pedala, limpeza com materiais de baixo custo, ajustes dos freios (V-Brake), ajuste simplificado do câmbio traseiro e conserto/troca de câmara de ar (furada).
No domingo (26), a partir das 8h, as ruas da cidade vão voltar a receber um evento de peso promovido pelo MSVB. O Pedal Solidário da Mobilidade reunirá os ciclistas da cidade para um passeio de bicicleta, com saída marcada no Estacionamento São Raimundo (Transalvador). O passeio, além de promover um dos modais mais sustentáveis do mundo, tem o objetivo de angariar materiais de limpeza e alimentos não perecíveis para serem doados a instituições beneficentes da cidade.
Demais ações – No dia 30, às 9h30, haverá a inauguração do Bike Comunidade Cajazeiras, a quinta unidade a ser implantada na capital baiana. O projeto, pioneiro no Brasil, tem o objetivo de disponibilizar bicicletas para serem compartilhadas dentro das próprias comunidades. A iniciativa também disponibiliza um Bike Pitstop, com as principais ferramentas de manutenção de bicicletas à disposição dos usuários, além de cones, cavaletes, comunicação visual e paraciclos. Na ocasião, também haverá workshop de treinamento para os membros da comunidade.
Ao longo do mês haverá distribuição de adesivos da “Multa Moral”, uma espécie de advertência civil para aqueles que estacionam indevidamente em ciclofaixas pela cidade. Com a frase “Estacionei em uma Ciclofaixa” os adesivos são entregues a grupos de cicloativistas e tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre a importância de não estacionar nos locais exclusivos para ciclistas e coibir infrações que interferem diretamente na segurança dos usuários da bicicleta.
Além disso, o MSVB prossegue com a pesquisa Perfil Ciclístico de Salvador, fazendo blitz em alguns pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de catalogar preferências e traçar o perfil dos usuários da bicicleta em Salvador. A ideia é garantir melhorias na infraestrutura da capital baiana e nos projetos, a partir das necessidades encontradas e extraídas da vivência dos entrevistados, por meio das respostas e comentários.
“Ao longo dos últimos oito anos, tivemos um processo de verdadeira transformação da cidade, tornando-a mais amigável para os ciclistas; sensibilizando e capacitando motoristas; melhorando o convívio e tornando mais harmônico o compartilhamento das vias entres pedestres, ciclistas e motoristas; atuando na formação de novos ciclistas, desde a infância; introduzindo a bicicleta no dia a dia, não apenas como uma opção de mobilidade ativa e sustentável, mas, sobretudo, acreditando que a bicicleta produz qualidade de vida para as pessoas, e por consequência melhora a qualidade de toda uma cidade”, elenca o coordenador do MSVB e presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
Foto: Bruno Concha/Secom