A Prefeitura de Simões Filho deu início nesta segunda-feira (9), as atividades em referência ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, e os 15 anos da Lei Maria da Penha. O encontro marca a abertura das atividades que acontecerão durante todo o mês e aconteceu de modo online.
O encontro foi coordenado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), com o apoio do Centro de Referência de Atenção à Mulher (CRAM) – Nilda Fiúza, e teve como tema central: “Não se cale e nem deixe outras mulheres se calarem”.
“Essa Campanha fortalece as atividades de enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher e o gênero. Não podemos silenciar ou deixar para depois. Essa é uma pauta atual e seguimos unindo forças com objetivos que são claros, como o empoderamento feminino, o fim da violência e a quebra do silêncio. Um compromisso do nosso prefeito Dinha e da nossa deputada Kátia Oliveira que fazemos cumprir com total apoio do nosso Cram. Abrace essa causa você também”, declarou Andrea Almeida, secretária da SPM.
A live ainda colocou em pauta os avanços da Lei Maria da Penha, detalhou a importância da Campanha Agosto Lilás e as atividades realizadas pelo Centro de Referência de Atenção à Mulher (CRAM) – Nilda Fiúza, que disponibiliza diariamente serviços de apoio, acolhimento e orientação, com uma equipe técnica composta por psicólogas, advogadas e assistentes sociais, além do suporte da Polícia Militar.
Agosto Lilás: Campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher foi instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.