A terceira via
Com boa parte do eleitorado buscando uma terceira via, rejeitando a polarização na disputa presidencial entre Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, os partidos testam nomes possíveis para a terceira via. O PDT com o ex-ministro Ciro Gomes, um naco do PSDB aposta no nome do senador Tasso Jereissati (Ceará), o PSL busca acordo para lançar o apresentador José Luiz Datena, o mesmo cogitado para disputas ao governo e ao Senado em São Paulo e que de última hora sempre desiste de pleitos eleitorais. Até agora nenhuma terceira via prosperou, inclusive Luciano Huck que acabou desistindo.
Cabelos em pé
Infelizmente em todo País é assim. A omissão quanto a punição aos parlamentares faltosos com relação a falta de decoro parlamentar e o recebimento de propinas, a catimba para manter os deputados cassados e a submissão total aos governos estaduais em bloco, tornam as atuais legislaturas das Assembleias Legislativas alvo de desgastes perante o eleitorado. Por isto a previsão é de uma enorme renovação dos quadros dos Legislativos, podendo chegar a mais da metade dos seus componentes. Já tem deputado de cabelo em pé e noites insones por causa da reeleição. É realmente uma situação aflitiva e os predadores comemoram uma situação favorável para 2022.
Golpe das vacinas
Impressiona como os políticos abutres se aproveitaram da epidemia do coronavirus para faturar. Em todos os níveis pipocam denúncias a respeito de maracutaias, seja contra o presidente Bolsonaro e Ministério da Saúde, a muitos governadores e centenas de prefeitos que tentaram dar o bote no dinheiro púbico. Não fossem as denúncias da imprensa que acabam abortando tantos contratos de suprimentos pelo Brasil afora a coisa estaria quase nos patamares do petrolão e do mensalão. As raposas felpudas seguem agindo, mas a população está cada vez mais vigilante.
Vacas de presépio
Está certo que muitos parlamentares contam com indicações de cargos nas esferas municipais e estaduais, naquele velho sistema do toma lá, dá cá, mas não precisavam ser tão vacas de presépio….
Na dianteira
Atiçando a oposição, o presidente Jair Bolsonaro já está em campanha pela reeleição, com suas motociatas pelo Brasil afora. Dentro em breve também o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva entra nas paradas com visitações pelos estados numa eleição já claramente polarizada.
Oposição fraqueja
A oposição na Bahia não e mais aquela combativa, quando o pau cantava na Assembleia Legislativa. Os parlamentares estaduais de hoje, além da falta de qualidade e traquejo na tribuna, são péssimos na fiscalização dos atos do executivo na esfera estadual, com um comportamento de avestruzes quanto aos problemas estaduais. A oposição fraqueja, deputados omissos, serão presas fáceis para novas lideranças nos próximos anos. É cosia de louco!
Águia ferida
O empresário Carlos Wizard foi blindado pela maioria dos senadores na CPI da Pandemia durante sua discreta passagem na Casa na quarta-feira. Sessão que terminou esvaziada com dois senadores. E a maioria deles elogiosos à sua trajetória, apesar de algumas alfinetadas por sua ligação com o presidente Bolsonaro. Foi o trabalho do advogado criminalista Alberto Toron entre gabinetes, amigo do metiê político de Brasília. Mas não será surpresa se, na próxima reunião de conselho, o grupo americano Pearson, controlador da marca Wizard, aprovar alteração do nome da rede de ensino de línguas para dissociar a imagem do empresário brasileiro que se queimou por aqui.
Frita
Depois de meses sumido, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), um ex-aguerrido bolsonarista, apareceu gritando na porta do Palácio do Planalto chamando o presidente Bolsonaro para a briga. Nem os seguranças o reconheceram. Ganhou o apelido entre portas de Alexandre Frita. Frita qualquer um que lhe desagradar.
DEM com Ciro
A visita de Ciro Gomes (PDT) ao presidente do DEM, ACM Neto, rendeu frutos. O partido de centro quer apostar no pedetista como terceira via contra Lula e Bolsonaro.
Achismo
O ‘achismo’ sem investigação causa desgraça na vida de um cidadão inocente. Veja o que aconteceu em Salvador. Um gerente das Lojas Insinuante vai ganhar indenização da empresa, decidiu o TST, após ser demitido e acusado de roubo. Ele foi preso em 2016 apenas porque era vizinho de um ladrão que assaltou um comércio próximo ao seu estabelecimento. Sem qualquer ligação com o crime, provou sua defesa.
Outro bloqueio
Segue a novela Bolsonaro atrás de um partido para chamar de seu. O Patriota se enrolou todo. O presidente, Adilson Barroso, foi destituído pelo vice Ovasco Resende em convenção com maioria dos delegados. E a turma da nova direção não topa filiação do presidente da República, tratada pelo presidente anterior – que já filiou o filho Zero U, o senador Flávio Bolsonaro.
Volta tudo
Bolsonaro tem ainda opções como Progressista, PTB, Aliança 35 (ex-Partido da Mulher Brasileira). Mas quer legenda que tope lhe entregar a toda a executiva e o controle dos fundos partidário e eleitoral. O que é muito difícil. A conferir
Ringue
Aquela peitada do senador Marcos do Val no deputado Miranda, na CPI, chamando para briga lá fora, pode rolar dentro também. A orientação da Polícia Legislativa do Senado é que, em caso de briga entre os parlamentares nas suas dependências, deixar que os próprios apartem. Já na Câmara, quando o pau quebra, os seguranças intervêm.
Consignados da Amprev
Portaria da Amprev determina que, a contar de 1 de julho, todos os tramites relacionados aos créditos consignados, requeridos pelos aposentados, pensionistas e militares inativos, regidos pelo Regime Próprio de Previdência, serão realizados por meio do sistema informatizado E-Consig. Os aposentados, pensionistas e militares inativos, deverão procurar diretamente a sua agência bancária ou os aplicativos de seu banco para terem acesso aos empréstimos consignados.
Aumento de pena
Está em análise no Senado uma proposta que aumenta a pena dos crimes cometidos contra taxistas e motoristas de aplicativo. O projeto altera o Código Penal para elevar a punição (num aumento de um terço até a metade) no caso de homicídio, lesão corporal, extorsão, sequestro, furto, roubo e estupro, podendo chegar a 30 anos nos casos mais graves.
Um dia vai, outro vem
Muitos bolsonaristas que defendem seu mito alegando que é impossível ter o controle de toda a estrutura de governo e das movimentações em cada ministério, são os mesmos que nos tempos de outrora diziam ser impossível Lula não ter esse mesmo controle no episódio do “mensalão”. Como diz o ditado, “um dia vai…
Hackers
Como parte de sua luta inglória contra a urna eletrônica e em favor do voto impresso, Bolsonaro disse aos seguidores na saída do Palácio da Alvorada que irá realizar uma live com a participação de hackers para provar que a votação eletrônica não é confiável. Sobre o escândalo da compra da Covaxin, bico caladíssimo.