A importância da capoeira na atração de turistas para a Bahia foi tema de encontro do secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, e do assessor de Planejamento e Gestão da Setur, Magno Lavigne, com o cantor, compositor e mestre de capoeira Tonho Matéria, nesta sexta-feira (25), na sede do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) do Pelourinho.
Tonho Matéria, que já foi um dos destaques da banda Olodum, falou sobre o momento de dificuldades pelo qual passam grupos de capoeira e artistas. Ele mostrou interesse em parcerias com a Setur para atuação de capoeiristas e músicos nas ações de promoção do destino Bahia, no momento de retomada das atividades turísticas devido à pandemia do novo coronavírus.
O secretário reconhece na música e na capoeira importantes vetores de atração de visitantes. “A capoeira é um dos nossos grandes ativos culturais que, ao longo de anos, vem conquistando adeptos em todo o mundo. E esse público costuma visitar a Bahia para conhecer a terra da capoeira e de seus grandes mestres. A nossa música também convida a estar aqui”, lembra Bacelar.
Desde 2008, a capoeira foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e em 2014 foi a vez da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), reconhecê-la como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.Todas as sextas-feiras, Bacelar tem cumprido agenda de compromissos no Pelourinho, a fim de valorizar este cartão postal de Salvador e se aproximar das questões que envolvem o turismo na localidade, que é um dos principais pontos turísticos da Bahia.