O bairro de Brotas é a mais nova localidade de Salvador a receber um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Mirim. Promovida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a capacitação habilita crianças e adolescentes a prevenir ou reduzir danos de desastres socioambientais. Iniciada na terça-feira (15), a formação ocorre no Centro Comunitário Dezenove de Setembro e termina nesta quinta-feira (17).
A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, explicou que a formação do Nupdec Mirim se baseia em três eixos: noção de defesa civil, primeiros socorros e educação ambiental. “São jovens de sete a 14 anos que aprendem a ter percepção de risco para agir antes, durante e depois de um desastre. Também recebem conhecimentos sobre mudanças climáticas e mudança de hábitos para a preservação ambiental. No final, entregamos os certificados, mudas de planta para cultivo em casa ou horta comunitária, e brinquedos, feitos por eles mesmos com material reciclado”, relatou.
Fabiana ainda exemplificou como a capacitação ajuda a mudar a relação das crianças com o meio onde vivem. Por exemplo, era comum o hábito de jogar lixo na rua. No entanto, após a formação, os jovens não apenas passam a descartar o lixo no lugar próprio, como orientam vizinhos que estejam poluindo o ambiente.
Primeiros socorros — O técnico operacional da Codesal, Anderson Pessoa, é um dos facilitadores do Nupdec Mirim – no encontro desta quarta-feira (16), ele abordou o tema primeiros socorros. “Nós os ensinamos a manter o controle emocional e a não se desesperar numa situação de desastre. O foco da aula de primeiros socorros é aprender a lidar com cinco situações-problema: desmaios, ferimentos, convulsões, engasgos e queimaduras. Eles aprendem, por exemplo, a reanimar ou desobstruir a via respiratória de uma pessoa que esteja passando mal”, ilustrou Pessoa.
Um dos 13 jovens formandos desta edição do Nupdec Mirim é Guilherme Oliveira, 12 anos, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental II. “Me chamaram em casa para participar e eu aceitei. Acho muito legal aprender a dar os primeiros socorros. Agora eu já posso ajudar uma pessoa que precisa, até os médicos chegarem. Todas as crianças e jovens que são chamados deveriam participar, porque a gente aprende muito e isso é bom para o nosso futuro”, concluiu.
Outros locais – Além de Brotas, os Nupdecs Mirins também foram formados nas localidades de Nova Direta (Boa Vista do Lobato), Mamede (Alto da Terezinha), Arraial do Retiro, Bosque Real (Sete de Abril) e Baixa do Cacau (Lobato).
Foto: Jefferson Peixoto/Secom