A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) está com inscrições abertas para o edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar, localizado em Itaparica. Em 2020, não foi viável a realização do projeto por conta dos impactos da pandemia da Covid-19.
Em 2021, será realizada a 7ª edição desta parceria com o Instituto Sacatar, que dará sequência aos concursos realizados nos anos anteriores. A residência artística será realizada no período de 23 de agosto a 15 de outubro de 2021.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e acontecem de 15 de junho a 30 de julho de 2021. Para se inscrever, a pessoa interessada deve enviar mensagem para o e-mail: literatura.funceb@funceb.ba.gov.br, com o assunto Inscrição – Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar.
Na mensagem deve conter uma Carta de Intenção em uma lauda, explicando o interesse em realizar a residência no Instituto Sacatar e a relação do projeto com uma residência artística e/ou com o Instituto Sacatar. Além do formulário de inscrição preenchido.
Todo o procedimento prévio de realização da Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar se dará de forma virtual. A realização do Edital, sua divulgação, inscrições e processo de seleção são etapas realizadas sem a necessidade de encontros presenciais, o que permite sua condução, ainda que dentro desta realidade de restrições em razão da pandemia da Covid-19 vivida em 2021.
Residência
A Residência Artística acontece de forma presencial, seguindo as medidas de segurança, cuidados e protocolos sanitários exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), garantindo um maior nível de segurança aos residentes e à própria equipe do Instituto Sacatar, como testagem para Covid-19 custeada pela instituição e recepção de um número inferior à capacidade do Instituto.
A ação visa incentivar a qualificação de artistas da palavra com estímulo à produção literária baiana. No período de Residência Artística, que acontecerá de 23 de agosto a 15 de outubro de 2021, o Instituto Sacatar ficará responsável por disponibilizar para o/a escritor/a selecionado/a uma suíte individual (quarto e banheiro) e um estúdio separado, ambos na sede do Instituto.
Além de todas as refeições, custear a testagem para a Covid-19 do artista selecionado, bem como cumprir os protocolos sanitários necessários para garantir um maior nível de segurança aos residentes e à própria equipe do Instituto Sacatar. Ao escritor da proposta selecionada caberá arcar com as demais despesas, como gastos pessoais, transporte local e todo o seu material de trabalho.
Fonte: Ascom/Funceb