Verdão abre placar com Raphael Veiga, suporta pressão de equatorianos na reta final e confirma classificação com duas rodadas de antecedência na Libertadores
Verdão nas oitavas!
Com duas rodadas de antecedência, o Palmeiras assegurou vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores ao vencer o Independiente del Valle por 1 a 0 na noite desta terça-feira, em Quito, Equador, pela quarta rodada do Grupo A. O gol de Raphael Veiga, de pênalti, foi suficiente também para manter os 100% de aproveitamento do Verdão na competição – mesmo com o desgaste gerado pela altitude superior a 2.800 metros e a grande pressão dos equatorianos na reta final. Agora garantido na próxima fase, o time de Abel Ferreira pode se concentrar no Campeonato Paulista – disputa as quartas de final na sexta e uma eventual semifinal no domingo.
Primeiro tempo
O Palmeiras “geriu energia” na altitude de Quito e teve uma estratégia clara: defendeu-se com uma linha de cinco, protegido, e se preparou para contra-atacar em bolas longas – na primeira delas, Rony quase chegou antes do goleiro Ramírez, que saiu da área para afastar o perigo. Essa seria a tendência do Verdão, atrapalhada por seguidos impedimentos marcados no ataque – faltava timing entre meio-campistas e atacantes. No primeiro contragolpe “limpo”, Patrick de Paula carregou a bola e rolou para Luiz Adriano na cara do gol. Derrubado por Ramírez, sofreu pênalti – bem convertido por Raphael Veiga, que abriu o placar. O Del Valle teve a bola na maior parte do tempo, mas não conseguiu furar o forte bloqueio palmeirense à frente da área. Primeiro tempo sólido do Palmeiras.
Segundo tempo
O Palmeiras não mudou sua estratégia e a acentuou antes dos 20 minutos, quando Luiz Adriano, já desgastado, deu lugar a Danilo Barbosa. A partir daí, duas linhas – uma de cinco e outra de quatro jogadores – se colocaram à frente do gol de Weverton, enquanto Rony ficou isolado na tentativa de puxar contra-ataques – no melhor deles, aplicou um drible no meio-campo, arrancou e finalizou de esquerda, exigindo boa defesa de Ramírez. O time equatoriano teve boa chance com Murillo, que achou um espaço entre as linhas e acertou belo chute de longe, que passou por cima do gol. O del Valle passou a chegar mais vezes e com maior perigo, mas quase sempre acabou bloqueado por algum marcador do Palmeiras – menos quando Vite cobrou falta que passou raspando o travessão alviverde. Weverton, apesar disso, só trabalhou ao defender chute de Faravelli já nos acréscimos.
Por:GE
Foto: Cesar Greco