O Bahia conseguiu reverter o resultado da primeira partida e se consagrou campeão da Copa do Nordeste 2021, em final disputada nos pênaltis contra o Ceará neste sábado (8), no Castelão.
Com o título, o Bahia chegou ao tetracampeonato e se igualou ao rival Vitória como o maior vencedor da competição.
O primeiro tempo foi tenso, com várias oportunidades perdidas pelo tricolor. O meia Rodriguinho teve uma boa chance mas chutou para fora, enquanto Thaciano parou no goleiro Richard duas vezes seguidas dentro da área.
Somente na segunda etapa que o Esquadrão conseguiu o gol necessário para reagir e dar esperança aos torcedores.
Aos 18 minutos, em uma jogada de escanteio, a bola resvalou no braço do zagueiro Luiz Otávio. O juiz mandou o jogo seguir, mas o VAR foi acionado e o pênalti foi marcado contra o Ceará.
Diferente do começo da semana, quando Gilberto foi o batedor, desta vez Rodriguinho pegou a bola com convicção. O experiente meia bateu forte do lado oposto do goleiro e abriu o placar para o Bahia.
Mas o dia reservava ainda um momento especial para o artilheiro tricolor, que se redimiu do pênalti perdido contra o Indepediente e fez um bonito gol logo depois, aos 25 minutos, com um chute bonito após passe de Rodriguinho.
O camisa 9 do Bahia chegou a oito gols na competição e se isolou na artilharia da “Lampions League”.
Guto Ferreira, que teve passagem de sucesso pelo Esquadrão, colocou dois jogadores altos para apostar nas jogadas aéreas, Cléber Jael, ex-Bahia.
Foi justamente Jae, o ‘Cruel’ como é conhecido, que acertou uma bela cabeçada após cruzamento de Marlon e diminuiu para o Vovô, levando a partida para os pênaltis.
Nas penalidades, Jorginho e Marlon pararam nas mãos do jovem Matheus Teixeira.
Tony Anderson chegou a perder na sua vez, mas na última batida, Conti cobrou alto no canto direito, sem chances para Richard.
CONFUSÃO
Parte dos atletas do Ceará, principalmente Jael e o meia Mendoza, não aceitaram a derrota e iniciaram uma confusão logo após ser confirmado o título do tricolor.
Os principais alvos foram o lateral Nino Paraíba e o atacante Rossi.
DESABAFO
Sempre questionado pelos resultados dentro de campo, muitas vezes colocados em contraposição às políticas afirmativas do clube, o presidente Guilherme Bellintani desabafou em entrevista logo após o jogo.
“A gente merecia, por tudo que fazemos no clube, por tudo que nossa torcida está passando nos últimos tempos, não só a nossa como todas. Queria aqui lembrar a memória de Jotinha, de todos os torcedres […] esse grupo está começando uma nova história. Não veio antes, mas a gente já merecia. Obrigado a todos os sócios que se mantiveram ao lado do clube e também a toda a torcida, aos que infelizmente não tem grana para ser sócio mas tem a mesma importância”, declarou o presidente.
Fotos: Felipe Oliveira / EC Bahia