Os sabores de toda Bahia estão reunidos nas duas praças gastronômicas da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até este domingo (15/12), no Parque Costa Azul, em Salvador. O visitante vai encontrar na Feira um cardápio variado, com pratos tradicionais como a carne do sol e o cuscuz, mas também outras inúmeras opções, a exemplo do hambúrguer de camarão e do macarrão feito à base de aipim ou beterraba.
Para abrir o apetite antes do almoço não faltam opções de cachaças, mas se o pedido for um petisco, as cervejas artesanais de licuri, umbu, caju e cacau são o acompanhamento perfeito. Andreia Moreira veio almoçar na Feira, pela segunda vez somente nesta edição, e se apaixonou pelo sarapatel de bode. “Depois do sarapatel da minha avó, esse é o melhor que já experimentei. Está simplesmente delicioso, bem temperado e muito bem servido”, disse a auxiliar administrativa, relembrando as conversas na cozinha da matriarca da família.
Já o professor Elder Maia pediu uma galinha caipira com pirão e disse que o atendimento na praça gastronômica deixou a experiência ainda mais gostosa. “A gente sente a alegria das agricultoras em nos servir, elas preparam a comida com um sorriso no rosto, felizes em estar na Feira expondo seus produtos e o seu trabalho. E o sabor dos pratos é maravilhoso, só podia ser coisa do interior mesmo!”.
Para a sobremesa, a dica é saborear os sorvetes e picolés de frutas típicas como umbu, maracujá da Caatinga e licuri, mas também tem rapadura, doces, geleias e, claro, o chocolate da Bahia, que já é sucesso mundial. São mais de quatro mil produtos de todas as regiões da Bahia e dos estados do Nordeste, representados na III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, mais uma novidade desta edição.
A Feira é realizada anualmente pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA). O evento conta com o apoio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e o patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
Fotos: Fabrício Rocha