Quem for à 33ª edição da Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), realizada de 30 de novembro a 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, vai conhecer uma série de produtos e serviços disponíveis na Feira do Empreendedorismo Feminino. A feira reúne 20 empreendimentos liderados por mulheres e é organizada pela Secretaria denPolíticas para as Mulheres do Estado (SPM), com o objetivo de promover a inclusão socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres.
Estão sendo expostos diversos produtos e serviços, como artesanato, costura criativa, cosméticos naturais, biojoias, design de sobrancelhas e arte sacra, além de trabalhos manuais como bordados, crochês e bonecas decorativas. Ana Cláudia Docilio, do Atê Anna Artesanato, trouxe para o evento as bonecas decorativas. Ela acredita que o evento é uma chance para divulgar e expandir os seus negócios. “Estou grata pela oportunidade. Muitas de nós dependemos exclusivamente desses rendimentos. Ter um espaço gratuito para expor nossos produtos é uma conquista e uma forma de garantir visibilidade”, afirmou.
Já Juvanete Viana, empreendedora quilombola da comunidade da Bacia Vale do Iguape, Quilombo Kaonge, da cidade de Cachoeira, celebra a chance de representar sua cultura por meio da moda afro. “É uma honra poder mostrar os produtos e a força das mulheres quilombolas. Esse espaço nos empodera e conecta nossas comunidades ao público”, destacou.
Oxe, me respeite – A SPM também conta com um estande institucional onde são prestadas informações sobre as linhas de atuação da SPM tanto para a promoção da inclusão socioprodutiva e autonomia das mulheres quanto para a prevenção e enfretamento à violência de gênero. Nesse sentido, material informativo está sendo entregue aos visitantes e isso inclui ventarola e adesivos da Campanha Oxe, me respeite! contra o abuso e à importunação sexual.
A Fenagro é realizada com o apoio do Governo do Estrado e também destaca a agricultura familiar, a gastronomia típica e a cultura baiana. O “Espaço+Bahia” tem uma programação com serviços gratuitos, palestras e debates, enquanto o Salão Internacional do Turismo busca fomentar negócios e intercâmbios culturais.