A Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou, na tarde desta quinta-feira (21), a entrega dos kits para a 2ª edição da corrida do órgão, que acontece neste domingo (24), a partir das 7h, no Parque da Cidade Joventino Silva, no Itaigara.
Os inscritos podem fazer a retirada dos materiais na sede da GCM, na Avenida General San Martin, até esta sexta-feira (22), das 8h às 19h. O evento é organizado pelo Centro de Valorização da Guarda e pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), com a finalidade de incentivar a prática de atividades físicas entre os agentes, colaboradores e a comunidade.
Os atletas vão receber um kit com camiseta do evento, numeral da corrida, viseira, squeeze, sacola e medalha de participação.
O supervisor do Gepa, Robson Pires, conta que a ideia da corrida no Parque da Cidade é fazer uma atividade ecológica, mas de forma mista, já que parte do trajeto contempla as vias principais do bairro do Itaigara.
“Essa é uma forma de as pessoas conhecerem o Parque da Cidade, passarem a frequentá-lo, levando os guardas municipais e as pessoas também que gostam de correr a visitar esses locais, que são belíssimos de nosso bioma, garantindo ainda bem-estar e qualidade de vida”.
De acordo com Pires, para este ano, a prova já possui mais de 550 inscritos, quase o dobro do registrado em 2023. “A expectativa é que a cada ano aumente mais. Esta é uma corrida que não tem fins lucrativos, sendo feita com doações, com colaboradores, com apoios de várias entidades. E a intenção é fazer essa integração da Guarda Municipal com as outras forças de segurança pública e com apoio da população”.
A gerente de Desenvolvimento Humano (Gedhu) da GCM, Laís Cunha, conta que a ansiedade é grande para entregar um evento de excelência aos guardas e à população.
“Estamos extremamente ansiosos, esperando que o domingo seja um evento marcante, tanto para a Guarda Civil Municipal quanto para a sociedade, que nosso principal objetivo é isso: fazer essa integração além dos nossos serviços diários. Vamos ter a parte do alongamento antes da corrida, teremos a premiação, aula de Fitdance e uma atividade para as crianças. Com essa corrida, a gente traz um outro olhar, uma outra dinâmica de serviços ofertados para a população”.
Preparativos – Iniciante no mundo das corridas, o promotor de vendas Wesley Sousa, de 30 anos, se prepara para sua segunda competição. “É um percurso diferenciado, mistura o ar da cidade com o verde, então isso vai ser muito interessante para a corrida. A minha expectativa está sendo a melhor possível para a gente fazer um belo percurso. Desta vez, ainda 3,5 km, mas em breve espero participar em distâncias maiores”.
O GCM Elton Suzart já é veterano de corridas e vai participar pela segunda vez do evento. “As expectativas são as melhores possíveis para domingo. É um evento que está ganhando proporções estratosféricas. Muita gente participando, outros guardas de outras cidades, como Pojuca, Simões Filho, Feira de Santana, Alagoinhas. Porque o objetivo da corrida não é só movimentar o corpo, mas trazer interação entre as forças e trazer a comunidade para junto da gente também”.
Percursos – Serão duas opções de distância: 3,5 km ou 7 km, permitindo que atletas de todos os níveis possam participar. O trajeto de 3,5 km inclui uma volta no Parque, enquanto os 7 km se estendem até a rotatória da Alameda Benevento, voltando ao Parque para a chegada no Anfiteatro Dorival Caymmi.
Os percursos foram planejados pensando em garantir segurança e acessibilidade aos participantes. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus de reconhecimento.
Moradora da Vila Laura, a dona de casa Denise Silva corre desde 2018 e participa pela segunda vez da corrida promovida pela GCM. Ela, que completará 60 anos de vida em dezembro, revela que adora o Parque da Cidade, e essa é uma das razões que a faz participar da atividade.
“Isso é ótimo, eu adoro. Porque você pega a mata e um pouco de trilha e pega o asfalto. Essa corrida foi uma iniciativa muito boa, porque a gente fica um pouco distante mesmo da Guarda Civil Municipal, e dessa forma a gente interage”.
Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS