A Polícia Militar da Bahia (PMBA), instituição que aplica há 21 anos o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), foi certificada como o 8º Centro de Treinamento do Brasil, responsável pela formação de policiais militares que ministram o programa em escolas municipais e estaduais. O anúncio da certificação acontecerá nesta quinta-feira (14), às 16h, no auditório da Academia de Polícia Militar, durante a formatura de 34 novos instrutores do Proerd.
Ao longo de nove dias, esteve em Salvador uma delegação composta por três avaliadoras, sendo duas do Brasil e uma dos Estados Unidos da América (EUA), país onde o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) foi criado e inspirou a adaptação do Proerd. Neste período, durante a formação dos novos instrutores, a delegação observou a atuação da equipe de facilitadores da PMBA, a metodologia aplicada e outros aspectos, sendo todas as exigências de excelência constatadas.
Os 34 policiais militares (oficiais e praças) da corporação passaram, diariamente, por avaliações processuais durante as 80 horas/aula ministradas. Com a formatura, a PMBA passa a ter 244 multiplicadores do Proerd capacitados.
Além da Bahia, os outros sete Centros de Treinamento do Proerd no Brasil estão sediados no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Proerd na Bahia
O programa é uma iniciativa baseada na cooperação entre a Polícia Militar, o sistema educacional e a família, utilizando abordagens científicas de prevenção ao uso de substâncias ilícitas e a importância da adoção de comportamentos não-violentos. Considerado uma estratégia essencial para a política de segurança pública do Estado, ao longo de 21 anos o Proerd já ajudou a afastar das drogas quase um milhão de crianças e adolescentes, alunos de mais de 11.500 escolas no estado.
Foto: Sargento PM RR/C Magno