O município de Antas, no semiárido baiano, é uma das localidades onde a prefeitura entrega mais serviços básicos à população, usando menor volume de recursos financeiros. A informação foi celebrada pelo atual prefeito Sidonio Nilo (PSB) e pela futura gestora eleita Essioneide de Rani (PP). Os dados estão em levantamento divulgado pela Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha, que publicaram o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM).
O REM considerou o atendimento das prefeituras nas áreas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante no cálculo de eficiência da gestão a receita per capita de cada cidade. Quanto mais serviços prestados com menos receita, maior a eficiência. A ferramenta parte de uma escala de 0 a 1, em que o pior município atinge 0,220 e o melhor, 0,769.
Os municípios com maior REM na Bahia são considerados pequenos: Antas (0,666); Castro Alves (0,650); Coaraci (0,643); Itaparica (0,640) e Barro Preto (0,639). Já no ranking por estados, a Bahia fica em 10º lugar com 0,530, enquanto Salvador com 0,548, embora tenha um ranking acima da média estadual, fica em 16º lugar entre as capitais.