Entre hoje (10) e sábado (12), o evento traz shows imperdíveis e reforça apoio à campanha Bahia Sem Fogo para preservação da biodiversidade da Chapada Diamantina
A partir de hoje (10) até sábado (12), o 21º Festival de Lençóis transforma a charmosa cidade no coração da Chapada Diamantina no mais tradicional palco de experiências sonoras cercado por belezas naturais exuberantes. No auge dos seus 25 anos de existência, o evento, que teve a sua primeira edição em 1999, celebra a diversidade musical e antecipa as comemorações pelos 40 anos da Axé Music com um show marcante de Luciano Calazans, Ricardo Chaves, Márcia Freire e Gerônimo Santana na noite de hoje (10), além de atrações como Marcelo Falcão, amanhã (11), e Daniela Mercury no sábado (12).
Na noite de hoje (10), releituras atuais e arranjos escritos exclusivamente para o 21º Festival de Lençóis pelo instrumentista, arranjador, compositor e maestro Luciano Calazans serão interpretadas por três expoentes artistas do Axé Music para um concerto inesquecível, acompanhado por uma banda formada por 12 músicos, entre sopros, quarteto de cordas, percussão, bateria, guitarra e teclados. Márcia Freire, Gerônimo e Ricardo Chaves cantam clássicos como “Taba”, “Frenesi”, “É D’Oxum”, “Agradecer e Abraçar” e “Canto ao Pescador” para abrir as comemorações pela quarentona Axé Music. Ainda na noite de abertura, é destaque a apresentação da baiana talentosíssima Samantha Tosto.
Amanhã (11), chega a vez de assumir o microfone Marcelo Falcão, o cantor Jau e o Duo Nalú, casal formado pela violonista Natália Cunha e o trombonista Luiz Fagner. A abertura fica por conta da Aula Espetáculo da Família Grãos de Luz e Griô, que traz a Pedagogia Griô como referência aos contadores de histórias das comunidades africanas, que utilizam da forma oral para manter seu legado vivo.
Já no sábado (12), assumem o palco com uma promessa de vibração lá em cima a rainha do Axé Music Daniela Mercury, a banda de reggae Zion, Marcel Jaques e a artista revelação baiana Melly, que passeia do ijexá ao pop e R&B.
Lençóis contra o Fogo – Com a missão de transformar a cidade num berço de diversidade, o Festival de Lençóis renova este ano o seu apoio à campanha Bahia Sem Fogo e desenvolve ações de promoção ao turismo responsável, com iniciativas de prevenção, combate e monitoramento de incêndios na região. Entre as paisagens que merecem ser preservadas, estão paradas consideradas obrigatórias em Lençóis, como Cachoeira da Fumaça, Ribeirão do Meio e Morro do Pai Inácio.
Diante de um cenário paradisíaco ideal para turistar em trilhas, cachoeiras, casarões coloniais e ruas de pedra, o Festival de Lençóis abre as portas para os visitantes explorarem um pouco de tudo o que Lençóis tem para oferecer, desde história e cultura até gastronomia e artesanato. Na edição de 2024, o evento completa 25 anos bem-sucedidos movimentando a economia local e promovendo a importância de valorizar a pluralidade musical brasileira e a biodiversidade da Chapada Diamantina.
O Festival de Lençóis é uma realização da Pau Viola Cultura e Entretenimento com patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV) Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Neoenergia Coelba e Instituto Neoenergia, Bahiagás e Governo do Estado da Bahia através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com apoio da Rádio A Tarde FM, Portal de Lençóis e da Prefeitura Municipal de Lençóis.
SERVIÇO
21º Festival de Lençóis
Quando: 10, 11 e 12 de outubro
Onde: Lençóis – Chapada Diamantina, BA
Instagram: @festivaldelencois
Aberto ao público
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
QUINTA-FEIRA (10/10)
19h: Filarmônicas
20h20: Samantha Tosto
21h45: Homenagem aos 40 anos do Axé Music – Luciano Calazans convida Ricardo Chaves, Márcia Freire e Gerônimo
00h: Sambaiana
SEXTA-FEIRA (11/10)
19h: Família Grãos de Luz e Griô
20h20: Duo Nalú
21h45: Marcelo Falcão
00h: Jau
SÁBADO (12/10)
19h: Marcel Jaques
20h20: Melly
21h45: Daniela Mercury
00h: Banda Zion
Foto Divulgação